Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
Por: carinachagasdsan • 9/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.130 Palavras (21 Páginas) • 470 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.Treinamento e Desenvolvimento 4
2.1.1 Treinamento 4
2.1.1.1 Etapas do planejamento de treinamento 5
2.1.1.1.1 Tipos de programas de treinamento 7
2.1.1.1.1.1 Avaliação dos resultados de um treinamento 9
2.2 Desenvolvimento Humano e organizacional 10
2.3 Segurança no trabalho.........................................................................................10
2.3.1 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)...................................11
2.3.2 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).....................13
2.4 Liderança e Autoridade formal ............................................................................14
2.4.1 Tipos de Liderança ...........................................................................................15
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................17
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................18
1 INTRODUÇÃO
A seguir apresentarei o conceito, significado e importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro e fora do mundo empresarial, bem como a necessidade de desenvolvermos em nós e em outros o senso de liderança, gerenciamento de equipes e projetos, também abordarei o delicado tema de segurança no trabalho, suas normas e leis que protegem tanto o trabalhador como o empregador, baseando –me nas orientações dadas em aula e também nas biografias recomendadas, além de autores, artigos e demais leituras pertinentes as matérias em questão.
2 DESENVOLVIMENTO
Após minucioso estudo sobre as matérias abordadas, chegamos ao aprofundado conhecimento em relação aos treinamentos, Gestão de pessoas e segurança no trabalho, dos quais falarei item a item a seguir.
2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
A muito tempo vem se avaliando os benefícios e necessidades dos treinamentos, cursos, avaliações de desempenho e principalmente a importância de desenvolver o profissional investindo no conhecimento, habilidade e fazendo com que este haja com atitude (positivas) em prol da organização.
Já em 1927, Elton Mayo desenvolveu e pôs em pratica o experimento Hawthorne, que consistia em avaliar as relações humanas com o trabalho, e concluía sobre a importância do grupo sobre o desempenho individual de cada trabalhador, e que quanto mais apoio esse trabalhador recebesse tanto dos demais colegas quanto dos seus líderes, mais ele sentia-se bem em produzir.
2.1.1 Treinamento
Diversas são as teorias que conceituam o treinamento, porém todas baseiam-se numa mesma ideia, de que o treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores e visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas desempenhadas atendendo a padrões pré estabelecido por uma análise e descrição do cargo, baseada nas necessidades da organização e em sua missão e visão, e aumentando a produtividade, aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. O treinamento é a melhor forma de moldar o funcionário ao cargo que este ocupa, e também é através do treinamento que será inserida a cultura da organização no dia a dia do colaborador.
“...o treinamento é uma maneira eficaz de agregar as pessoas, a organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. E o responsável pelo capital intelectual das organizações. Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário” (Chiavenato 2004, p. 338-34)
Para que esse processo de treinamento seja benéfico para a organização é necessário que seja feito um planejamento antes mesmo de sua concepção até o momento seguinte de sua aplicação, pois passa por uma série de quesitos que precisam ser pensados e avaliados, desde a necessidades de implantar o treinamento até a que tipo de colaborador o receberá.
2.1.1.1 Etapas do Programa de treinamento
Um Programa de treinamento tem quase que obrigatoriamente passar por quatro fases imprescindíveis para sua realização, que são elas
• Levantamento das Necessidades de Treinamento;
• Elaboração do Programa de Treinamento;
• Implementação do Programa de Treinamento;
• Avaliação dos Resultados do Treinamento
1-Levantamento das necessidades
Ao planejar um treinamento é necessário que se avalie a necessidade deste, pois é a partir das necessidades que serão definidas as próximas etapas do processo.
Segundo Bohlander,Snell e Sherman(2003) um treinamento de recursos humanos normalmente é antecedido pelo diagnóstico inicial do levantamento das necessidades e dos problemas que irão motivá-lo e ainda segundo os mesmo o levantamento das necessidades de treinamento englobam a análise da empresa como um todo, a análise das tarefas e a análise das pessoas.
A análise da empresa é feita a partir de suas estratégias,
...