Prointer
Por: Paulo Fernando • 3/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 756 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
TITULO
AS DIFICULDADES DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM LOGÍSTICA
NOME: PAULO COSTA NETO - RA: 8741139955
TUTORA PRESENCIAL: ESTELA VARGAS
DISCIPLINA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I) ETAPA 1
POLO GUAICURUS
CAMPO GRANDE-MS, 31 DE MAIO DE 2014.
APRESENTAÇÃO
Durante a elaboração do Desafio Profissional do 2º bimestre do 1º semestre, onde se deveria produzir um Plano de Negócios de um novo empreendimento, detectou-se a seguinte situação problema: As dificuldades de elaboração de um plano de negócios.
Aparentemente um Plano de Negócios é um documento simples, porém quando analisamos mais profundamente, observamos que é um documento muito complexo, que seu elaborador deve possuir um vasto conhecimento de todo o processo que envolve a abertura de um negócio. Nesse Prointer I será apresentada uma abordagem mais profunda das dificuldades de se elaborar um eficiente Plano de Negócios.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Atualmente quando se fala em negócios, após estudarmos o panorama brasileiro e mundial, nos remetemos ao empreendedorismo e empreendedorismo sem planejamento está fadado ao fracasso. Um negócio bem planejado tem maiores chances de sucesso que um negócio não planejado, tendo como primeiro passo do planejamento de um negócio a elaboração de um Plano de Negócios.
Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócio (business plan). O plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de promover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up.(PLT 687, pág. 93).
Um plano de negócios deve ser elaborado de forma coerente, com dados reais e plausíveis, que tenha dados concretos capazes de convencer a si próprio e as pessoas a quem o plano de negócios for apresentado, seja um gerente de banco, financiadora, empresa incubadora, Angel, fornecedores ou clientes e não um plano de negócios que contenha números mágicos que na pratica não trará resultados plausíveis.
A maioria dos planos de negócio resume-se em textos editados sobre um modelo predeterminado e que não convence ao próprio empreendedor; por isso falham, o que leva muitos a pensar que o plano de negócios não servem para nada ou não é uma ferramenta eficiente. Geralmente são escritos como parte dos requisitos de aprovação de um empréstimo, ingresso em uma incubadora de empresa, solicitação de bolsas, ou recursos financeiros de órgãos do governo. Costumam ser feitos apenas para esses fins, às pressas, sem muita fundamentação. (PLT 687, pág. 97)
Para se elaborar um bom plano de negócios devemos nos ater a demonstração de dados como competência da equipe que irá administrar o negócio, o potencial do mercado a ser explorado, a ideia, que deverá ser inovadora, onde esses dados resultará em um negócio economicamente viável e com projeção de crescimento real.
Para o desenvolvimento de um plano de negócios com chances reais de sucesso o empreendedor deve possuir aptidões e uma gama de conhecimentos na área de gestão de negócios, tais como entender o processo empreendedor e saber identificar uma oportunidade e isso envolve estudar e conhecer o sistema empreendedor do país, saber diferenciar ideia de oportunidade, conhecer o mercado a ser explorado, saber selecionar uma boa equipe, dominara as ferramentas da web, acompanhar as tendências do mercado e se pautar na ética da gestão empresarial.
...