Prointer
Por: viniciusp • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.400 Palavras (10 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO:
NOME | Vinicius Piccoli |
RA | 2852154795 |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional.
Tutor EAD: Samuel Franco
Novo Hamburgo / RS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO:
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional.
Tutor EAD: Samuel Franco
Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia em Gestão Comercial, norteadores Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2015_01, sob orientação do Professor tutor EAD Samuel Franco.
Novo Hamburgo / RS
2015
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica entre nossa empresa (GRAVOFONE) e a associação dos moradores do bairro (ALPES) da cidade de PETROLA no interior de São Paulo, bem como os efeitos da mesma sobre o comportamento das partes envolvidas e os participantes de cada organização.
O trabalho também propõe avaliar as características e o perfil dos oponentes, mapear suas habilidades, relatar os principais pontos de negociação e dar conhecimento da cultura organizacional da empresa envolvida.
Tem como premissa a óticas onde ambas as partes possam sair da negociação com benefícios.
2. DESENVOLVIMENTO
Para efeito de organização iremos dividir o trabalho em vários tópicos, a seguir que serão liderados pelo Sr. Jorge Andrade representante da GRAVOFONE.
2.1 AVALIAÇÃO DO PERFIL DAS PARTES:
2.1.1 GRAVOFONE:
Empresa do ramo de música, mais especificamente especializada em gravação e editoração de música que esta planejando se estabelecer no bairro ALPES.
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de negócios com experiência em conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja benéfica a todos.
2.1.2 ASSOCIAÇÃO ALPES
A associação de moradores do bairro ALPES da cidade de PETROLA no interior de São Paulo, bairro este que tem 5 anos de formação, seus habitantes tem um perfil de classe media e sua maioria da terceira idade, aparentemente culto, questionador e conservador, prezando pela tranquilidade do bairro.
Negociador: Carlos Enrique
Formação: Administrador de Empresa.
Objetivo: Impedir a construção da GRAVOFONE.
Alegação: Perturbação da ordem pública.
Estímulos a Negociação: Tem ideia fixa que o bairro não precisa dos progressos e melhorias que o empreendimento trará, em contrapartida com a redução da segurança, aumento do barulho e utilização da estrutura precária preexistente.
2.2 MAPEAR AS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES
Existe várias abordagens para o mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores, a maioria esta fundamentada no modelo de Jung (PLT – 202 – Técnicas de Negociação ), que iremos totalizar neste exercício e também traçar seus estilos, características e táticas a serem utilizadas na negociação.
O modelo de Jung foca na existência de 4 estilos de negociadores como no quadro abaixo:
[pic 2]
Vemos que no modelo é possível compreender várias características dos negociadores e traçar táticas para a negociação com cada tipo em específico. Assim, melhorando a eficiência e a qualidade da negociação e possivelmente o seu resultado final.
2.2.1 GRAVOFONE : Jorge Andreas
Baseado no modelo de Jung podemos classificar Jorge Andreas como um negociador do estilo CONFRONTADOR onde é cooperativo, busca a equidade e o acordo, mas pondera os fatos e a tática baseado nas circunstâncias dadas, utiliza-se do confronto junto a colaboração em uma maneira híbrida de liderar suas negociações.
2.2.2. ASSOCIAÇÃO ALPES : Carlos Enrique
Carlos Enrique, como nos mostra Jung, com um posicionamento e estilo mais RESTRITIVO, com uma certa cooperação mais diminuta e com foco muito grande em seus objetivos de não deixar a GRAVOFONE se estabelecer no bairro. Utiliza-se das táticas de coerção e ameaças para negociar.
2.3 PRINCIPAIS PONTOS A NEGOCIAR
Nosso objetivo principal é negociar com a ASSOCIAÇÃO ALPES para que tenhamos êxito em nos estabelecermos nesta localidade que traz grandes benefícios para a empresa, por estar localizada em PETROLA, sendo do interior do estado de São Paulo. A tranquilidade é ponto essencial para que nossos clientes (cantores, compositores e bandas) tenham tranquilidade e privacidade para desempenhar seu trabalho nesta fase tão importante que é a criação.
...