TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer parcial 2

Por:   •  15/11/2015  •  Artigo  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDERP – UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO SALVADOR – UNIDADE II

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

ERALDO LIMA DA SILVA

RA: 1900225104

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II – RELATÓRIO PARCIAL.

                                     SALVADOR

                                 2015

                                           

INTRODUÇÂO

Este relatório disposto mostra sobre a empresa “LIMBRAS – PRODUTOS DE LIMPEZA BRASILEIRA LTDA”, que a principio começou 1992 em uma pequena loja sem nenhuma regulamentação governamental, tendo assim  um nascimento formal apartir de 1995. Temtaremos mostrar o “percalços” de uma empresa para se desenvolver a longo do tempo com relação a sustentabilidade ambiental, e diante a legislação presente em nosso país. Iremos observar que desde o surgimento da LIMBRAS, em 1992. Coincidentemente ano da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro. Varios Tratados, Cartas, Agendas, Ações foram criados para amenizar-mos os danos do crescimento econômico com relação ao meio ambiente. Será que diante dessa gama de eventos, e informação, uma empresa como a referida acima progrediu em sua noção ambiental?, ficou atrelada as situações contigências que as vezes pela própria necessidade praticamos atos tidos como corretos ambientalmente, mas os fazemos não por consciência, mas por necessidade. Isto nos é mostrado em época de grandes dificuldades econômicas. Onde se há mais reciclações, onde pessoas utilizam mais transportes públicos não por consciência, mas, sim por causa do alto preço da gasolina, e outros custos embutidos. E assim são as instituições, serão que reciclam por necessidade, ou por consciência, ou modismo?.

1. LEVANTAMENTO DE CAMPO.

1.1. Nome do Negócio:

 LIMBRAS – PRODUTOS DE LIMPEZA BRASILEIRA LTDA.

1.2. Razão para escolha do nome:

O nome tem como significado, limpeza brasileira. Segundo o seu proprietário é para da um sentido de gradeza, de imensidão, algo que mostra-se ser expansivo. Ele afirma que ainda vai ser uma referencia em produtos de limpeza para todo o Brasil.

1.3. Breve Histórico:

O começo da empresa iniciou-se nos inicios dos anos 90, precisamente no mês de maio de 1992, em uma pequena loja de 20 m² aproximadamente, situada no bairro dos Vale das Pedrinhas. Esta loja tinha como empregado, o seu próprio patrão. O recém formado pelo Curso Tecnico de Quimica Industrial, o Sr. Gerson. Que na época nem um estagio conseguiu em nenhuma empresa. Já que o país passava por grande adversidade econômica. Época do Plano Collor, e outras mazelas que arrazaram praticamente o nosso Brasil.

Diante Deste cenário muito conhecimento em química para ser empregado em uma industria, já que o curso era destinado para ser utilizado industrialmente, ou um centro de pesquisa. E diante de um cenário de quase extinsão do nossos parques industrial. O sr. Gerson, ou “seu gerson”, como é chamado. Observou, que produtos de limpeza como: amaciante de roupas, desifetantes, água sanítarias, e outros produtos de limpeza estavam cada vez mais pesando no orçamento da população. E que muitos deste custos proviam dos custos das embalagens, e da concepção da população que produto de limpeza bom, é o que custa caro.

Esta concepção foi sendo amainada pela população, principalmente pela as mais humildes, que por ora utilizavam-se do expediante de compra a marca de produto “a mais barata”. Mas que muita das vezes dexavam a desejar na qualidade.

Seu Gerson, observando sua tia a fazer água sanitária. Viu sua facilidade em seu fabrico. Que consistia em “hipoclorito de sódio” (cloro) mas adição de água. Simples. Mas nem esta simplicidade ele teria aprendido nos 4 anos do curso de química. Diante disso, procurou pesquisar com outras pessoas da própria localidade sobre a fabricação de amaciantes, sabões, e outros. Mas foi com aquisição do livro “Fabrique você mesmo”, que ensinava a fazer mais de 350 produtos

O mesmo começou a fabricar algo como água sanitária, sabões, amaciantes. E dando amostras para seus vizinhos, e parentes para experimentar. E foi de grande aceitação.

Passou, diante de uma loja fechada, local de grande circulação de pessoas. E diante de uma placa de aluga-se. Foi para casa meditar sobre a idéia, de abrir uma loja de produtos de limpeza.

Pensou: onde vou arranjar vasilhas para vender os produtos, aonde vou fabrica-los?. Foi aí, que teve a ídeia, de fazer produtos em bombonas de 50 litros, e túneis de 100 litros. O produtos seriam vendidos por pessoas que trouxessem vasilhames, ou embalagens doadas pelas população. Diante destas respostas, analisou a viabilidade econômica diante dos seus custos entre o aluguel,e aquisição de matéria-prima.

Este processo de meditação durou por uns 15 dias. Emfim a loja foi aberta, a principio com algumas dificuldades, mas já produzindo oito produtos, sendo o carro chefe á agua sanitário, e os amaciantes (pois eram muitos caros no mercado formal). Pouco se falava em reciclo naquela época, más a LIMBRAS, tinha como prioridade para baixar seus custo. E a população também foi recepitiva, já que com vasilhames novos, aumentaria o custo em quase 40%.

Com quase 3 meses a “empresa”, já estava consolidada em termos de vendas, precisava de um auxiliar para ajudar seu Gerson. Poís, era muito penoso ter que fazer os produtos, atender, receber vassilhames de reciclo, e comprar materia prima para reabastercer a loja. Como não era resgistrada foi aquela registro informal, acordo entre duas pessoas, e o pagamento chegava perto de um salário. Já que ainda a empresa “engatilhava”. Outro problema verificado foi a questão da falta de vasilha, já que a demanda sempre crescente não traziu o vasilhame, e muitas da vezes não tinha nem vasilhames reciclados, ou novos. Solução foi acondicionar os produtos em “sacos” plásticos. Eram sacos que dariam de meio 500 ml a 5 litros de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com