Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira_III (PROINTER_III)
Por: Daniela Matias • 9/10/2016 • Projeto de pesquisa • 3.706 Palavras (15 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância – FAC3
Tecnologia em Gestão Financeira
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira_III (PROINTER_III)
Nomes:
Bruna Rossi de Castro RA: 1299107841
Natalia Silva de Araujo RA: 2861112290
Nadia Santiago Pereira Xavier RA: 2855124920
Daniela Cristina Matias Pasquotti RA: 2848229465
Alexsandra A. Dias de Pádua Araújo RA: 3070195883
Tutor Presencial: Adirleny Ramos Moreira de Souza
Tutor a Distância: Everson Luis Nogueira
Campinas
05/2016
Índice
Apresentação
Como funciona a Reciclagem de co-produtos?
Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional.........................................................................4
Modelos de Cooperativas existentes no país
Segmentos do cooperativismo no Brasil e descrições de suas atividades desenvolvidas
O que é Sociedade Civil Organizada? 9
Qual é a importância da participação da sociedade em projetos sociais e ambientais?
Informações quantitativas e qualitativas sobre a cidade de Campinas
Como utilizar o conhecimento das matérias estudadas neste projeto.
Considerações Finais
Referências Bibliográficas 15
Apresentação
O trabalho apresentado é um breve resumo do projeto de pesquisa que será desenvolvido posteriormente. Esse esboço consiste no levantamento de dados, coleta das informações e análise das mesmas.
“O termo reciclagem torou-se amplamente difundido na mídia brasileira no final da década de 1980, quanto vários estudos publicados indicaram que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não-renováveis estavam muito escassas. Além disso, surgia nova situação, principalmente nas grandes cidades: falta de espaço físico adequado destinado a montagem de depósitos de lixo (lixões, aterros sanitários) e de outros dejetos produzidos pela sociedade.” SEBRAE
Atualmente, o termo reciclagem faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas ao redor do planeta, inclusive no Brasil. Inúmeros fatores envolvem o processo de reciclagem, conforme serão apresentados e estudados no contexto deste relatório.
Depois de uma explicação de como funciona a reciclagem há uma análise de qual o seu papel na inserção de pessoas desempregadas, além de uma apresentação dos modelos de cooperativas existentes hoje no país.
Será realizado um levantamento da cidade de Campinas, local que receberá uma cooperativa de reciclagem. A ideia é fazer um projeto que desenvolverá melhorias na cidade.
O trabalho apresentado integra todas as disciplinas estudadas e tem como objetivo vivenciar na prática as teorias apresentadas na sala de aula, além de auxiliar na construção de sínteses das diversas áreas do conhecimento. O levantamento foi realizado através de leitura de materiais relacionados ao tema em livros e na internet.
Como funciona a Reciclagem de co-produtos?
A partir de produtos secundários, gerados em operações industriais de um principal produto chamados de resíduos, foram desenvolvidas novas tecnologias para que sejam transformados em matéria prima e assim modificar esse material que seria descartado dando origem a novos produtos.
Esse novo processo conta com um planejamento de uma eficiência voltada para a redução de sua geração, adequando o destino destas matérias e dando prioridade no que diz respeito ao processo de reutilizar, recuperar e até mesmo reciclar.
Reciclar traz inúmeros benefícios como: a economia de energia, menor emissão de gases que influenciam o aquecimento global, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria prima, menor necessidade de criação e maior tempo de vida de aterros sanitários ou lixões, além de benefícios na saúde pública e movimentação da economia como a criação de novos ciclos econômicos e o sustento de milhares de famílias.
Diversos materiais podem ser reciclados, como papéis, metais, plástico, isopores, vidros. Para isso, esses materiais devem estar higienizados antes do descarte. Ou seja, descartar o material limpo de sujeiras e resíduos lavando e limpado o mesmo. A retirada de alimentos e outros contaminantes facilitam o processo, melhorando a qualidade do material reciclado. Depois de serem descartados, os resíduos recicláveis passam por diversas etapas até se tornarem novos materiais. Etapas essas que variam de acordo com cada tipo de material, devido à especificidade e aos diferentes processos de reciclagem existentes para cada um.
Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional
Quando falamos de aproveitamento de qualificação profissional para pessoas vulneráveis socialmente, estamos dizendo que é um passo fundamental para que consigam se inserir no mercado de trabalho. Mas sabemos também, que o mercado hoje exige cada vez mais qualificação profissional mesmo para se trabalhar informalmente, correndo o risco de continuarem sem uma atividade geradora de renda.
A dificuldade de encontrar emprego formal para classes de menor renda é cada vez maior, considerando o fato de menores chances de concorrência com aquelas que tiveram acesso a uma formação regular (ensino fundamental, médio e superior).
...