Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional Pull Sport
Por: natan093 • 9/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.873 Palavras (12 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO ADMINISTRACAO BACHAREL
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
PULL SPORT
BRASIL
2022
ESTUDO DE CASO – PULL SPORT
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor: RITA PEREIRA
BRASIL
2022
RESUMO
O Projeto Multidisciplinar Ambiente Operacional, apresenta o estudo de caso da empresa Pull Sport. Cuja área de produção é moda feminina. Oferecendo vestido e malhas de alta modernidade e qualidade aos seus clientes. A marca foi muito famosa e as mulheres se orgulhavam em poder usá-la. Apesar de todo esse sucesso, e sendo centro da atenção, a empresa enfrentava alguns problemas operacionais, pois os seus sócios não costumavam acompanhar o projeto, deixando seus colaboradores conduzirem todo o trabalho. Desta forma, a empresa ficava sobre o conhecimento de seus colaboradores. Três sócios entenderam que se fazia necessário um consultor para analisar a empresa e sugerir melhorias. Dentro das expectativas, seria necessário o aprimoramento da comunicação, organização, ansiedade dos funcionários e uma das principais, a desinformação. A estrutura organizacional foge aos detalhes, minando o conhecimento e o talento que a empresa detém. Este projeto é um estudo de caso, onde analisaremos seu conceito e sua forma de gerenciar toda a situação, respondendo às perguntas e revelando as razões de um trabalho tão produtivo.
Palavras-chave: Liderança, Organização, Processo, Comunicação, Hierarquia;
Sumário
Sumário 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 HIERARQUIA 6
2.2 DIVISÃO DE TAREFAS 6
2.3 GESTÃO DE MATERIAL DA EMPRESA, COMPRAS, ATUAÇÃO DOS FUNCIONARIOS E GESTÃO DE PESSOAS 6
2.4 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO 7
2.5 ESTILO DE LIDERANÇA DA EMPRESA 7
2.6 RELAÇAO ADMISSÃO E DEMISSÃO DA EMPRESA 8
2.7 CULTURA ORGANIZACIONAL 8
2.8 RELAÇAO DE PODER NA EMPRESA 9
2.9 ERA UMA BOA EMPRESA 9
2.10 O CONSULTOR ERROU 10
2.11 PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS 10
3. CONCLUSÃO 11
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
O objetivo desse projeto será analisar de forma sistêmica o cenário organizacional da empresa Pull Sport, entendendo vários aspectos como: gestão, clima organizacional, cultura, estilos de liderança, hierarquia e processos.
Para isso, foi utilizado o método qualitativo, através de estudo de caso, a qual às questões propostas foram respondidas com base nos conteúdos das disciplinas já estudadas, com seus devidos referenciais teóricos.
A empresa Pull Sport, fabricante de vestidos e malhas de alta moda, qualidade e bom gosto. Já teve seu momento de sucesso e reconhecimento no mundo da moda, porém, enfrentava dificuldades administrativas que precisavam ser solucionadas, para que pudesse se manter no mercado.
Administrar, é entender o processo como um todo, desde questões burocráticas até o processo de produção e distribuição, isso auxilia na tomada de decisão do gestor. Não enxergar as ameaças coloca em risco a sobrevivência da empresa.
DESENVOLVIMENTO
HIERARQUIA
Composta por quatro sócios, o Sr. D.Z responsável por operações financeiras e administrativa, e os outros três atuavam diretamente com a parte de moda e estética.
O Sr. D.Z era o tomador de decisões importantes, tinha um estilo democrático, ouvia as opiniões de todos e se importava com elas. Os outros três sócios não manifestavam suas opiniões e nem questionava as outras opiniões, eles tinham um estilo bem liberal. A empresa não tinha um organograma, não era possível ter uma ordem nas decisões e das ações, em um momento o modelista chefe solicitou a demissão de um funcionário, sendo que ele não tinha tal autonomia sobre esta decisão.
DIVISÃO DE TAREFAS
A empresa Pull Sport, era organizada por departamento e por funções e atividades. Havia também a separação física em um mesmo terreno (endereço), em um prédio ficava o departamento de malharia, e no prédio da frente os departamentos era dividido entre a administração e o almoxarifado no térreo, e a fábrica de modelagem ocupava os três andares superiores. Portanto, existia uma divisam de tarefa no ambiente físico da empresa. Havia cargos definidos de acordo com suas responsabilidades e funções que eram divididas para cerca de 200 funcionários, fora as costureiras terceirizada. Havia cargo para cada função específica e especializada, como, gerente administrativo, departamento pessoal, departamento de vendas, de expedição, modelista chefe, costureiras e modelo.
...