Projeto de Logistica
Por: Adriano Costa • 14/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 260 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
ADRIANO COSTA DE LIMA – MAT. 111004251
GLÓRIA SIMONE M. PRINCIPE – MAT. 111003588
LUCIANA DAS FLORES – MAT. 111004962
REINALDO SEMPREBOM – MAT. 111005597
MARLUCE B. DO NASCIMENTO – MAT. 111007067
EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR
MARINGÁ – PR
MARÇO/2012
ADRIANO COSTA DE LIMA – MAT. 111004251
GLÓRIA SIMONE M. PRINCIPE – MAT. 111003588
LUCIANA DAS FLORES – MAT. 111004962
REINALDO SEMPREBOM – MAT. 111005597
MARLUCE B. DO NASCIMENTO – MAT. 111007067
EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR
Projeto Integrador de Manufatura, orientado pela Profª. Kátia Cristina R. Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final da disciplina de Projeto Integrador de Logística.
MARINGÁ – PR
MARÇO/2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 EXPORTAÇÃO 4
3 DESENVOLVIMENTO 6
3.1 A EMPRESA 6
3.2 O AÇÚCAR E SUA COMERCIALIZAÇÃO INTERNACIONAL 7
3.3 PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE AÇÚCAR 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Com a globalização e a abertura do mercado nacional tornou-se primordial para as empresas nacionais a entrada no comércio internacional para ampliar sua participação de mercado e maximizando os lucros.
Assim encontramos na exportação oportunidades de ampliar nossos mercados, pois a tendência da globalização é cada vez maior, integrando a economia de diferentes regiões através de blocos econômicos, acordos comerciais, etc.
A mercadoria escolhida como principal produto de exportação foi o açúcar, commodity agrícola nacional reconhecida no mundo inteiro por sua qualidade e processo de cultivo e colheita totalmente renovável. Sendo o Brasil o maior produtor mundial, com safras regulares totalmente mecanizadas.
A utilização do açúcar vai muito além do uso na indústria alimentícia, mas também pode ser aproveitado na construção civil, onde garante maior resistência na construção de paredes expostas a altas temperaturas como no caso de fornos e tratamento de fissuras e micro-rachaduras.
Este trabalho descreve todo o processo de exportação, desde a fase inicial, passando pelos tramites documentais, intercâmbio, liberação das mercadorias pelo sistema SISCOMEX, até sua chegada no porto de destino e a finalização dos pagamentos pelo banco negociador.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. EXPORTAÇÃO
Os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam e assim suas empresas procuram especializar-se em atividades de produção nas quais são mais competitivas e estão em condições mais favoráveis devido a fatores cambiais, recursos naturais e até mesmo sua posição geográfica, gerando assim um “intercâmbio, no qual damos o nome de comércio internacional ou comércio exterior” de mercadorias com empresas de outros países. (GRANZOTTO, 2002).
Devido à globalização, os fabricantes nacionais são submetidos a um maior grau de concorrência, reduzindo seu poder de preços frente ao mercado, pois estão competindo com fabricantes externos.
A conseqüência desse comércio internacional beneficia os consumidores que podem adquirir produtos mais baratos, tanto dos fabricantes externos quanto dos fabricantes nacionais, que devem manter seus preços em níveis competitivos.
Conforme Granzotto (2002), a política de comércio exterior de um país deve estar vinculada à sua política interna, no plano econômico, legal e social e ter alguns requisitos básicos que tornam favoráveis o comércio internacional no país.
O conceito de exportação é à saída de mercadorias ou serviços para além da fronteira territorial de um país. É a principal forma de entrada de divisas. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.
A exportação pode ser caracterizada como “direta e indireta”, sendo que a primeira ocorre quando a própria empresa faz a exportação sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo, e a segunda é uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente.
Roteiro Básico para exportar produtos
- Identificar possíveis compradores no mercado externo;
- Enquadrar a exportação às normas nacionais e internacionais;
- Registrar e credenciar a sua empresa como exportadora junto ao DECEX/SECEX e Secretaria da Receita Federal;
- Contatar o possível comprador e apresentar a empresa e o produto;
- Preparar o preço FOB ou FCA como básico (ou pelo INCOTERM que o importador solicitar);
- Definir condições de preço, forma de pagamento, entrega, embalagens, etc.;
- Emitir e enviar a fatura PROFORMA para o importador analisar e confirmar negócio;
- Receber a formalização do negócio [pedido de compra (Purchase Order)] por parte do importador;
- Registrar a exportação no SISCOMEX;
- Produção da mercadoria para entregar no prazo;
- Contratar empresa para o transporte internacional;
- Efetuar ou contratar despachante aduaneiro para cumprir os tramite de despacho;
- Emitir documentos fiscais, comerciais e financeiros;
- Fechar o câmbio de exportação com o banco autorizador;
- Acompanhar a chegada da mercadoria no destino;
- Receber o pagamento através do banco negociador no Brasil.
O Brasil possui uma estrutura de incentivos fiscais à exportação para reduzir os custos tributários das mercadorias, tornando-os competitivos no mercado externo, sendo que os principais impostos isentos são o IPI, ICMS e COFINS.
...