O Projeto Logística
Por: FabioDiniz5 • 15/5/2023 • Projeto de pesquisa • 2.475 Palavras (10 Páginas) • 64 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Fabricio Dias
PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL
GESTÃO DE ESTOQUES
São Paulo 2022
1- Introdução.
Com o grande avanço e integração da economia e da sociedade tanto nacional como internacional e a propagação dessas informações, várias oportunidades para as empresas surgiram, juntamente com algumas dificuldades também.
Diante deste cenário as empresas passaram a buscar melhorias e aperfeiçoamentos em seus processos , dando destaque a logística como uma ferramenta de gestão na cadeia de suprimentos.
Para suprir as necessidades dos clientes e do mercado, os profissionais de logística assumem um papel indispensável absorvendo conhecimento necessário de mercado e das necessidades de cada cliente, possibilitando o desenvolvimento estratégico necessário para atendimento da demanda exigida.
Dessa forma algumas competências são cruciais para o exercício do profissional na área logística, juntamente com um bom desenvolvimento na gestão de estoques que pode ser decisivo para o bom resultado financeiro de uma empresa.
Para abordar esses temas vamos destacar os principais elementos que compõem o estudo da logística aplicada às organizações, identificar as principais atribuições do trabalho do profissional de logística e suas preocupações, destacar os conhecimentos atuais necessários para a o profissional de logística empresarial, descrever as qualidades pessoais para o profissional de logística e explicar as principais práticas em processos de gestão de estoque e seus desafios no mundo empresarial.
1 - Logística aplicada às organizações.
Tendo como principal objetivo da logística em uma organização ser de tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações e materiais,aplicando suas decisões e ações de forma estratégica para garantir a satisfação do cliente, podemos afirmar que os elementos que compõem o estudo da logística nas organizações são: atendimento ao cliente, previsão da demanda, comunicação da distribuição, controle de inventário, gestão de materiais, processamento de ordens e partes, suporte de serviço, seleção de planta e armazém, compras, embalagem, gestão de bens devolvidos, disposição de sobras e rejeitos, transporte e tráfego, e armazenagem.
A mais importante proposição na área empresarial em relação à logística aponta para sua forte influência como atividade integradora e estratégica, abrangendo toda a cadeia de suprimentos, desde a obtenção da matéria prima até o ponto de consumo do produto final, com a finalidade de alcançar vantagem competitiva sustentável por meio da redução de custos e da melhoria de serviços.
Esta caracterização do papel estratégico da logística no gerenciamento empresarial pressupõe a integração vertical dos processos internos de cada participante. É essencial que além de simetria filosófica existam modelos de gestão operacional focados em critérios competitivos em níveis semelhantes, a saber: custo, qualidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade. Estes devem ser aderentes às exigências do mercado e devem estar em condições de definir a compra muito além de apenas qualificar a organização para a competição.
A logística, antes fragmentada na estrutura organizacional e gerenciada por departamentos encarregados de tal função, foi influenciada pela implementação do conceito de sistemas envolvendo homens, máquinas, informações e outras organizações e, pela filosofia de integração fornecedor-empresa-cliente para obter maior solidez e longevidade de vantagens competitivas associadas a ganhos em produtividade distribuídos no sistema. (Luz Selene Buller-Iesde Brasil S/A)
2 - Importância do Profissional de Logística em uma Organização
Em uma organização empresarial, a logística é responsável pela inteligência operacional garantindo o sucesso ou não dos resultados, portanto o profissional de logística necessita ser bem capacitado para que obtenha os resultados satisfatórios para a organização.
Um profissional de logística deve ter facilidade em cálculos matemáticos, ser calmo e organizado.
O raciocínio lógico e a organização, são fundamentais para que os processos saiam como o planejado.
Na logística empresarial o profissional de logística tem o principal papel na cadeia, todo o processo logístico depende de profissionais capacitados para a garantia de bons resultados.
Um bom profissional em logística deve estar preparado para acompanhar as diversidades ocasionadas pela alta competitividade e alterações constantes no mercado como um todo.
O engajamento do profissional de logística é uma vantagem competitiva para as empresas pois abre caminhos.
Com isso, a organização pode ter um resultado melhor tanto na distribuição quanto na gestão de estoques.
O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por apenas realizar tarefas operacionais e ser despreocupado com a dinâmica e a estratégia de suas ações, agora, é visto como o grande responsável pela administração do fluxo de materiais e informações da organização, ou seja, por todo o processo logístico, desde o controle de estoque e matéria-prima até a distribuição e transporte dos produtos para os clientes.
Essa transformação ocorreu tanto aos olhos dos gestores das empresas, que, ao longo dos anos, passaram a investir mais em profissionais com habilidades logísticas para integrar as suas equipes, como para os próprios profissionais, que, com o auxílio da tecnologia, começaram a atuar com uma postura multifuncional.
Hoje, eles mostram que conhecem a fundo cada uma das práticas operacionais que integram a logística e conseguem potencializar seus conhecimentos por meio de recursos tecnológicos, aumentando a produtividade e gerando insights positivos para a empresa.(Lincros - 26 April 2017)
O que é preciso para ser um bom profissional de logística?
As
...