Projeto de Pesquisa Importância do Planejamento Estratégico na Gestão de Custos
Por: Jennifer Ferreira • 4/9/2019 • Projeto de pesquisa • 2.516 Palavras (11 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Leme
2019
jennifer micaele ferreira
[pic 6]
A IMPORTÂNCIA DA gestão de custos PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional.
Orientador: Emilaine Barbosa
Leme
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, é de suma importância, ter conhecimento em contabilidade de custos pois atribuí valor para as organizações. Utilizando os conhecimentos de custo, as organizações podem analisar as vantagens estratégicas para o mercado em que atuam, visando alcançar sempre seus objetivos. As empresas que conseguem identificar e eliminar atividades que não agregam valor poderá reduzir custos sem ter que reduzir a sua margem de lucratividade. Ao reduzir custos as empresas conseguem oferecer um melhor preço no mercado, ganhando clientes e passando a ter vantagens perante seus concorrentes.
Este trabalho foi elaborado nesse contexto, tendo aperfeiçoamento através das pesquisas realizadas em livros com conteúdo sobre contabilidade, análise de custos, e controladoria que mostra as considerações mais importantes no ensino deste tema. O presente trabalho tratará dos objetivos da monografia, tentando entender qual a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas, abordando diversos autores que já trataram sobre o tema em seus livros ou artigos.
A pesquisa realizada aponta um requisito principal que seria dar enfoque especial na adição de valor para o consumidor, dando ênfase ao uso gerencial e análise crítica dos custos. Sendo assim, o conhecimento é um dos melhores investimentos que qualquer aluno pode fazer, porque o sucesso das empresas, sendo desde uma pequena loja à uma grande organização multinacional, depende do uso de conceitos e práticas dessa disciplina.
Diante disso, percebe-se que o tema da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas ainda tem muito a ser discutido, pois frente a constante competitividade do mercado no mundo globalizado, as empresas têm buscado maior rapidez na adaptação por parte dos gestores, visando a preocupação com as necessidades dos consumidores, onde suas exigências aumentam à medida que a globalização avança.
1.1 O PROBLEMA
As empresas que desconhecem ou que não aplicam corretamente o planejamento estratégico não prevêem os possíveis gastos que sua empresa pode estar sujeita a sofrer e assim não conseguem eliminar atividades que não agregam valor. Deste modo indaga-se: Qual é a contribuição da gestão de custos para que as organizações tenham um bom planejamento estratégico na formação do preço de venda perante seus concorrentes no mercado?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Compreender a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas na formação do preço de vendas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Compreender sobre as Metodologias de gestão de custos.
- Apresentar a relevância dos critérios de alocação e mensuração dos custos.
- Explicar os fatores que interferem na formação do preço de venda.
3 JUSTIFICATIVA
O motivo principal deste estudo foi demonstrar a importância da gestão de custos para o planejamento estratégico das empresas, com ênfase na formação dos preços de vendas, para um melhor controle das organizações, tendo informações com a devida qualidade para poder assim atingir um determinado desempenho a um menor custo, ganhando lucratividade e competitividade no mercado.
Visto que a real necessidade da elaboração desta pesquisa é vital para a sobrevivência e o crescimento das empresas, com tantas empresas disputando uma parcela no mercado, isto resulta em ofertar o mesmo produto com qualidade assegurada porém com o preço cada vez mais acessível, falando-se de competitividade, e para que se faça o melhor preço de venda e que o mesmo seja o bastante para conseguir manter a fatia no mercado, a gestão de custo é fundamental, pois não se trata de reduzir o lucro das empresas para conseguir reduzir o preço e sim estudar todos os custos existentes nelas e tratá-los. Fazer a gestão de custo implica em analisar todos e quaisquer gastos desnecessários e eliminá-los, para que este ganho se reverta em oferecer um melhor preço para o cliente final, já que as corporações precisam ter um planejamento estratégico no qual consigam reduzir custos sem afetar seus lucros, buscando desenvolvimento e crescimento no mercado a curto, médio e longo prazo.
Quando se trata de redução de gastos desnecessários, isto abrange todas as áreas de uma empresa, inclusive o tratamento de resíduos que as empresas geram, o descarte de materiais que não se tem mais utilidade podendo afetar de forma drástica o meio ambiente se este for descartado de forma descontrolada, em locais desapropriados, gerando poluições. Este ponto poderia talvez nem haver custo, porém há impacto na natureza e isso suja a imagem da empresa, partindo deste princípio, ao fazer o planejamento estratégico na gestão de custo, pode-se analisar e pensar diversas formas de fazer o descarte que não tenha impacto para a sociedade e meio ambiente, um deles por exemplo seria reciclar para que o mesmo seja útil para outras finalidades, isto faz com que a empresa obtenha retorno financeiro com algo que era perda e ainda descartado de forma incorreta, elevando sua capacidade de desenvolvimento sustentável. Assim, o planejamento estratégico na gestão de custos é de suma importância também para o meio acadêmico, pois ao analisar diversas situações e intervir nos estudos nelas tratados, promove o aprendizado.
...