Provisão de Recursos Humanos
Por: Mateus Moura • 19/10/2016 • Resenha • 793 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
RESUMÃO — GESTAO DE PESSOAS
MODULO 03 — PROVIMENTO DE RH
O planejamento estratégico do RH é uma forma de prever como a empresa irá conseguir e utilizar os recursos a fim de alcançar seus objetivos organizacionais, este planejamento de recursos humanos tem de estar sintonizado com o planejamento estratégico da empresa.
O planejamento de RH é uma técnica para determinar a forma de provisão e de demanda de funcionários que uma empresa necessita. Portanto para a elaboração, seguimos os seguintes passos, conforme Fischmann (1990): Na avaliação da estratégia vigente, identificamos a estratégia que a empresa vem adotando em relação a seus recursos humanos, como a remuneração comparada com a de outros lugares, os benefícios, e os treinamentos. Na avaliação do ambiente verificamos quais os objetivos pessoais os funcionários esperam que a empresa atenda ou se haverá falta de funcionário na empresa futuramente. No estabelecimento de perfil estratégico são estabelecidos os interesses do planejamento do RH. A parte de quantificação de objetos é a parte onde o RH deve especificar quanto está sendo gasto com os funcionários e com as propostas para atingir o objetivo desejado. Finalização é a etapa onde a alta administração faz um relatório sobre o plano estratégico. A divulgação diz respeito à transmissão dos planos estratégicos às pessoas que tenham um nível decisório na empresa. A preparação da organização são modificações materiais, porem também de estrutura de pessoal. A parte de integração como plano tático é a implantação de qualquer estratégia no próprio plano tático, para visualizar como o plano se desenvolve na empresa. A última etapa é o acompanhamento, que deverá ser o controle realizado por todas as áreas, principalmente a de recursos humanos.
As vantagens de um planejamento de RH são melhorar o próprio RH da empresa, economizar em contratações, participar na implantação de programas de produtividade tornando o pessoal mais capacitado.
O RH também é responsável pelos recrutamentos de uma empresa. A necessidade de um processo de recrutamento e seleção existe principalmente para a composição do quadro funcional de uma empresa, ou seja, contratar mais funcionários. Esses recrutamentos podem se dividir em distintas classificações.
O recrutamento interno é quando uma vaga dentro da empresa é ocupada a partir de promoção (movimentação vertical), transferência (movimentação horizontal) ou transferência com promoção (movimentação vertical e horizontal), de um de seus próprios colaboradores. Porem, algumas vezes esse recrutamento apenas da certo quando o individuo possui uma visão de crescimento dentro da empresa. O recrutamento interno é muito mais fácil para as empresas, devido não precisar investir em buscas de novas pessoas. Segundo Antônio Vieira e Luiz Paulo (2004), o recrutamento interno também pode ter como vantagem a proximidade, a economia, rapidez, conhecimento, incentivo e aumento da moral de trabalho, esta ultima onde o individuo se sente feliz por trabalhar onde tem oportunidades de crescimento. Algumas desvantagens é ter de abrir mão de um ótimo funcionário para a promoção ou transferência, promoção sem o devido treinamento técnico cabendo à empresa investir nisso, e ate mesmo uma competição negativa entre os funcionários. As principais formas de um recrutamento interno são os quadros de avisos, banco de RH interno da empresa, comunicações internas, etc...
...