QUEDA NA PRODUÇÃO DOS SETORES AUTOMOBILÍSTICOS
Por: Danilo Almeida • 18/8/2018 • Projeto de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
QUEDA NA PRODUÇÃO DOS SETORES AUTOMOBILÍSTICOS
1. JUSTIFICATIVA
A escolha do tema tem como objetivo realizar uma análise da indústria automobilística no Brasil, contrastando o cenário de produção nacional das montadoras Ford e Chevrolet no período recente (até 2015), bem como verificar a influência da crise sobre a demanda de veículos automotores.
O estudo desta empresa se torna relevante para que possamos entender como a crise tem afetado a produção da empresa e como a estatística é importante para que as a empresas tenham conhecimento da situação, para que possam adotar medidas.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Levando em estima a indispensabilidade das empresas de uma precisão em seus dados, a percepção da Estatística vem determinando a tomada de decisão dos atuais gestores. As soluções para definir um plano de redução de custos e despesas, descobrir os níveis de oferta e demanda de seus produtos, encontrar o perfil de clientes de sua empresa, como exemplos, são encontrados nos conjuntos de dados, tabelas, gráficos e seus estudos minuciosos, proporcionados pela utilização da Estatística no ambiente da empresa e em sua esfera de atuação e influência.
As análises e as discussões terão como base nos conceitos básicos do “Fordismo” termo criado por Henry Ford em 1914, onde refere-se aos sistemas de produção em massa e com base nos dados emitidos pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores “ANFAVEA”.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL – Demonstrar o impacto da crise financeira no setor automobilístico, por meio de análise estatística.
3.2 ESPECÍFICOS –
• Demonstrar o impacto da crise nas linhas de produções da Ford e da Chevrolet entre os anos de 2000 a 2015;
• Discutir a importância da estatística para a análise de dados da empresa, para a constatação do crescimento/declínio da sua produção e para a mensuração da influência dos fatores macroambientais;
• Contrastar a influência da crise econômica no setor de produção das empresas Ford e Chevrolet.
4. PROBLEMAS
No vigente cenário econômico brasileiro, mergulhado em uma crise (desde os meados do ano de 2014); muitas empresas, indústrias e negócios mercadológicos vêm fechando suas portas.
Perante o quadro exposto, há uma grande questão que paira a economia brasileira: a atual crise impactou negativamente na produção do setor automobilístico?
5. HIPÓTESES
Com a crise no Brasil acirrado desde 2014, que piorou em 2015, ficou perceptível a redução da produção das empresas automobilísticas. Certamente, a crise vigente impactou negativamente o setor de produção de automóveis.
6. METODOLOGIA
Os dispositivos utilizados para apreensão dos dados da pesquisa foram leituras bibliográficas sobre a evolução do setor automobilístico, através do fordismo; coleta de dados da empresa Ford, revelando o contraste da sua evolução no Brasil, em função
...