QUESTÕES SOBRE EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Por: CristoferADM • 3/6/2020 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Nome: CRÍSTOFER COSTA GUILHERME Data: 30/03/2020
Professor: MATEUS FROZZA
ESCOLA CLASSICA: LIBERALISMO.
Questões sobre evolução do pensamento econômico
Escola clássica – Adam Smith
- Explique a divisão do trabalho proposta por Smith, ressaltando pontos positivos e negativos.
Em sua teoria da vantagem absoluta, Adam Smith assegura que países devem se abrir para o comércio, realizando algumas trocas. Sendo assim, obtém-se vantagens quando cada indivíduo centraliza o empenho na produção do bem ao qual consegue produzir em melhores condições. Ou seja, para Smith ao aderir a divisão de tarefas entre os funcionários, cada trabalhador executa apenas uma tarefa do processo de produção, se especializando em uma função deste processo, acelerando o andamento e, consequentemente produzindo mais do que um funcionário realizando todos os processos sozinho.
Entre os pontos positivos podemos destacar:
- O trabalhador realiza uma única tarefa mais rápido e, consequentemente produzindo mais e com mais eficiência;
- O processo produtivo tem maior qualidade e agilidade;
- O trabalhador termina sua tarefa rapidamente e sai mais cedo;
- O trabalhador ganha mais tempo de folga;
Já os pontos negativos são:
- A repetição de tarefas;
- Se caso o funcionário se ausente do trabalho, não há quem faça a atividade dele por não ter alguém que saiba fazer aquela função e, por consequência a produção irá para.
- Nos dias de hoje, a teoria da divisão do trabalho de Smith é utilizada pelas empresas?
Sim, nos dias atuais as empresas optam por utilizar a divisão do trabalho entre seus colaboradores devido ao fato de que os seres humanos possuem habilidades diferentes, assim os trabalhadores se especializam e se qualificam em suas áreas para desenvolverem suas funções da melhor maneira, aumentando a eficiência e a qualidade da produção. Porém, é muito comum, principalmente na linha de produção que todos os colaboradores saibam fazer todas ou a maioria das atividades de seus departamentos, para que assim, em caso de falta ou folga de algum colaborador tenha alguém para substituí-lo e a produção não parar.
- A mão invisível está presente no mercado de trabalho? Os interesses que nos movem são os interesses egoístas?
Sim, a mão invisível está presente no mercado de trabalho, pois há muito a indicação a cargos dentro das empresas, ou seja, a mão invisível do mercado é quem pôs a pessoa dentro da organização, quem a indicou. Dentro da mão invisível, ocorrem os interesses egoístas, pois ao receber mais, através de seus méritos de alcançar uma promoção por exemplo, propõe ao indivíduo o bem estar próprio, este bem estar pode vir através da troca de carro, da compra da casa própria, da contratação de uma secretária, dentre outros.
...