Qeral as funções administrativas
Pesquisas Acadêmicas: Qeral as funções administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavocomini • 11/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
Desde os tempos mais remotos a contabilidade vem sendo usada e aperfeiçoada pela sociedade, hoje sendo indispensável no meio econômico. Pois na economia foi proposto a contabilidade ser um sistema inserido dentro dos sistemas econômico maior, como os da empresas. E sendo peça fundamental da administração, onde surgiu a proposta de um sistema baseado em princípios contábeis, capaz de organizar a atividade para fins de atender a padronização da informação contábil e de outras necessidades dos administradores.
2.1 FUNÇÕES ADMINITRATIVAS
De uma forma geral as funções administrativas são compostas por quatro funções: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Dentro da função de planejamento, que é totalmente voltada para o futuro para ter-se algum tipo de controle sobre ele, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Dentro da função de organização estão as atividades de definição de estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades: a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades: as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas. A função de direção engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal. O controle significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente, como as organizações na operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. O controle constitui a ultima das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.
Certos autores discutem se a função de organização, não poderia ser considerada como parte da função de planejamento, desde que o resultado do seu trabalho é plano permanente da organização. É através da função de organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do sistema-empresa. Em toda e qualquer organização são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo atua sobre o subsistema técnico visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados melhores.
2.1.1 Teórico que desenvolveu
Frederick Winslou Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração, a sua principal preocupação era aumentar a produtividade obtida pelo novo modelo de trabalho, que utilizava as maquinas como principal diferencial.
-Conceito
1° A empresa como um organismo;
2° Baseada na engenharia da produção;
3° O homem é um ser individual;
4° Aumentar a produtividade por meio do aumento da eficiência dos operários;
5° Ênfase nas tarefas;
6° Abordagem de baixo para cima e das partes para o todo;
Max Weber desenvolveu a teoria burocrática, de acordo com o kwasnicka (1995), as características do modelo burocrático podem ser descritos. Neste modelo as decisões devem ser sempre tomadas com base em padrões universalistas, tendo como fundamento critérios racionais e objetivos, derivado de um corpo de conhecimento especializado.
-Conceito
1° Enfatiza a estrutura formal;
2° A empresa é um sistema fechado;
Henry Fayol era engenheiro e foi pioneiro da teoria clássica. Tornou-se, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna administração. Na teria clássica do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, diretamente da administração científica que sua eficiência era obtida por meio da racionalização do trabalho operário e do somatório da eficiência individual.
-Conceito
1° Aumentar a eficiência da empresa por intermédio da forma, disposição e inter-relações;
2° Ênfase na estrutura e no funcionamento da organização;
3° Abordagem de cima para baixo e do todo para suas partes;
4° Preocupação com a estrutura.
Helbert Alexander Simon foi o fundador da teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teoria clássica e teoria burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mais dentro de um contexto organizacional mais amplo.
-Conceito
1° O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais humanos, para dirigir melhor as pessoas;
2° Sempre existe conflito entre os objetivos individuais e organizacionais, o que deve ser minimizado;
3° Processo decisorial: cada individuo é um tomador de decisões, conforme as informações que coleta do seu ambiente;
4° Comportamento organizacional: o relacionamento entre os indivíduos e a organização.
2.1.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo:
• Da sociedade industrial para sociedade de informação;
• Da tecnologia simples para tecnologia alta;
• Da economia nacional para a economia mundial;
• Do curto prazo para o longo prazo;
• Da democracia representativa para a democracia participativa;
• Da hierarquia para a comunicação lateral intensiva;
• Da centralização para a descentralização;
• Da ajuda institucional para auto-ajuda;
2.2 PATRIMÔNIO
O patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui, o termo se aplica também
...