Qual a Diferença Entre E-commerce e Marketplace?
Por: Eduardoschacker • 26/4/2020 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Hoje a internet está presente nas nossas vidas e todas as empresas, deveriam investir em ter seu espaço em redes sociais e principalmente, em ter um site. Bill Gates uma vez falou, em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.
Pois, com isso, podem ocorrer vendas do seu produto. Atualmente temos o e-commerce e também o Marketplace. E vou explicar agora a diferença de cada um.
O diferencial é que o E-commerce é voltado para uma marca especifica, se formos pegar uma empresa aqui da região, seria a Jorge Bischoff, empresa do ramo calçadista, instalada na cidade de Igrejinha.
Eles conseguem vender os próprios calçados no Site deles e por isso, são denominados com e-commerce.
[pic 1]
Agora o Marketplace, é quando um site, opta por vender produtos de diversas marcas, um ótimo exemplo de marketplace, é o mercado livre, que vendem diversas marcas dentro do site deles, inclusive a marca que vimos antes, a Jorge Bischoff.
São estratégias diferentes, mas as duas opções funcionam muito bem. E acaba por ser interessante, pelo fato que os visitantes que encontram no mercado livre, não iriam procurar na loja da Jorge Bischoff.
[pic 2]
Qual a diferença entre e-commerce e lojas virtuais?
Esses dois é bem fácil de se confundir, pois são bem parecidos.
O e-commerce deve ser tratado com mais atenção do que as lojas virtuais, há bastante divergência entre a diferença de cada uma, mas praticamente, as lojas virtuais, seriam mais voltadas para o site da empresa, mas mesmo assim, podemos vender os produtos, a loja virtual é considerada uma vitrine, onde mostramos todos os produtos que existem no nosso negócio.
Já o e-commerce é conhecido como o comércio eletrônico, então, praticamente todas as vendas feitas através da internet, são e-commerce.
Quais as métricas do E-commerce?
Não adianta criarmos o site da nossa empresa na internet e acharmos que só fazendo isso, automaticamente, vai começar a chover pedidos dos nossos produtos.
Há um tempo atrás, inclusive se tinha um receio de comprar pela internet, por causa de golpes. Hoje os tempos são diferentes, mas mesmo assim, é interessante fazer um site profissional, para que um potencial cliente acredite que está vendo sobre uma empresa séria.
Existem algumas métricas para medirmos como está indo o nosso E-commerce, uma que é super importante é o custo de aquisição de clientes ou conhecida como também CAC. Uma das formas de captar clientes é investindo em anúncios, que mostram a sua página para um publico escolhido por voce.
Mas precisa saber o valor de conquistar um cliente, digamos que na Green Trash, investimos R$50,00 reais para um cliente comprar um produto de R$500,00 e que nos recomende para todos os amigos dele, se torna algo interessante. Mas se o seu CAC é mais caro que quanto em média seus clientes gastam, acaba não sendo uma coisa legal para o seu négocio.
...