TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Prova Parcial

Por:   •  2/4/2024  •  Artigo  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

Questão Prova Parcial

Em dezembro de 2006 era inaugurada, em São Paulo, o primeiro restaurante da rede Tasty. O Tasty nasceu e foi planejado para ser uma rede de restaurantes. Isto significa que desde o primeiro restaurante, a configuração foi de ter uma cozinha central que fazia a preparação dos pratos, que seriam finalizados nos restaurantes para servir aos clientes. Ele pode ser considerado um restaurante da categoria Quick Service. Os restaurantes do tipo quick service não enfatizam especialmente os lanches rápidos. Servem também refeições completas no prato, com uma variedade de produtos que vai, normalmente, bem além daquela oferecida pela lanchonete convencional. O cardápio inclui sanduíches, hambúrgueres, grelhados, peixes, saladas, massas e diversas sobremesas.

Como fatores críticos da estratégia competitiva, o Tasty deu ênfase na qualidade dos produtos servidos e no ambiente. Os produtos do Tasty deveriam ter um sabor e aparência distintivos, que passassem sempre aos clientes a ideia de "qualidade". O ambiente deveria remeter a "modernidade", que deveria trazer sempre a "marca do Tasty".

O Tasty cresceu como planejado, chegando a quatro restaurantes em 2010. Neste ano, a diretoria do Tasty percebeu que a primeira cozinha central havia chegado ao seu limite, iniciando o processo de implantação de uma nova cozinha industrial centralizada, agora localizada no bairro de Santo Amaro, relativamente distante dos restaurantes, com capacidade de produção para suprir até 20 unidades e versatilidade para produzir 68 diferentes produtos. Agora, o objetivo inicial de ter os pratos apenas finalizados nos restaurantes poderia ser mais plenamente atingido, garantindo desta forma uma maior consistência de qualidade e maior controle sobre os tempos de preparação nos restaurantes, já que menos operações deveriam ser executadas após o cliente fazer o seu pedido.

Ao final do dia, cada restaurante fazia uma lista dos produtos que desejava receber no dia seguinte, com base em seus pequenos estoques e no consumo do dia e previsão de consumo do dia seguinte. Esses pedidos eram enviados à cozinha central, que preparava os produtos e remetia aos restaurantes ao final da tarde, de forma que chegassem aos restaurantes antes do início das atividades do jantar. Esta operação requeria bastante flexibilidade e agilidade da cozinha central, que havia sido desenhada para atender adequadamente aos restaurantes da rede. Tudo parecia ir bem para o Tasty, quando o país inicia um período de recessão em 2012. Em virtude das incertezas no ambiente econômico, a diretoria do Tasty interrompeu temporariamente o cronograma de expansão da rede que contava com seis restaurantes. Em 2015, ano da maior retração, o Tasty sentiu uma redução de 25% no número de clientes e de cerca de 18% no consumo por cliente. O resultado foi um alto grau de ociosidade nos restaurantes, tanto na cozinha como no salão. Muito maior foi ociosidade da cozinha central, dimensionada para atender a 20 restaurantes, sendo utilizada para servir apenas 6 unidades e com o cronograma de expansão interrompido até que as condições do ambiente econômico trouxessem maior segurança aos investidores. Numa tentativa de lidar com o novo cenário, a diretoria do Tasty propôs duas iniciativas estratégicas ao Conselho:

Iniciar entregas a domicílio - Desta forma, seriam vendidas refeições a partir das lojas (não da cozinha central) sem que o cliente ocupe as instalações do salão. Ao Insper Instituto de Ensino e Pesquisa mesmo tempo, se consegue conquistar a clientela que prefere pedidos a domicílio a ir ao restaurante.

Catering Industrial - Com o objetivo de aumentar a utilização das instalações da cozinha industrial central, a diretoria pensa na possibilidade de entrar no mercado de "catering" industrial (fornecimento de refeições para empresas), sabendo que para serem competitivos terão de trabalhar com custos baixos. A operação de catering se caracteriza pelo fornecimento de refeições em grande volume e com cardápio restrito e planejado com certa antecedência. Nesta proposta, o atendimento aos restaurantes da rede e o fornecimento de refeições para empresas a partir da cozinha central, estariam utilizando os mesmos recursos produtivos que são utilizados para atender diariamente os restaurantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com