Questões de Sistemática De impor e expor
Por: Levi Oliveira • 24/5/2015 • Artigo • 2.634 Palavras (11 Páginas) • 196 Visualizações
A Primeira República foi caracterizada pela agricultura de exportação. Verifique as afirmações abaixo e assinale a(s) correta(s):
I. O café ocupava o posto mais importante na pauta de exportação brasileira.
II. A borracha foi o segundo produto de exportação.
III. O açúcar ocupava o segundo posto na pauta de exportação.
IV. A indústria de alimentação foi a que mais cresceu nas primeiras décadas.
V. O Brasil deixou de pagar a dívida externa na segunda década da República.
Dentre as alternativas acima:
Resposta Selecionada: a.
Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
Respostas: a.
Somente I, II, IV e V são verdadeiras.
b.
Somente I, II e III são verdadeiras.
c.
Somente IV e V são verdadeiras.
d.
São todas verdadeiras.
e.
São todas falsas.
Feedback da resposta: Resposta: A.
Comentário: na Primeira República, o café ocupava o posto mais importante na pauta de exportação brasileira, seguido pela borracha, quando se iniciou a produção de pneus de borracha para bicicletas e, depois, com o surgimento do automóvel. A indústria de alimentação foi a que mais cresceu nas primeiras décadas. Entre 1898 e 1911, o Brasil não pagou a dívida externa. O açúcar foi superado pela borracha, ficando em terceiro lugar na pauta de exportações brasileiras, o que torna a afirmação “III” incorreta e justifica como correta a alternativa A.
• Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
A afirmação “as barreiras comerciais são destituídas para o trânsito de bens, mas cada país signatário tem autonomia sobre sua política comercial” define:
Resposta Selecionada: a.
uma área de livre comércio.
Respostas: a.
uma área de livre comércio.
b.
uma área de preferência tarifária.
c.
uma união aduaneira.
d.
um mercado comum.
e.
uma união econômica e monetária.
Feedback da resposta: Resposta: A.
Comentário: dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordou em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa. A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma união aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum (por exemplo, uma tarifa externa comum), adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área. As áreas de livre comércio são criadas por meio de Acordos de Livre Comércio (ALCs) entre dois ou mais Estados.
• Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
A zona ou área de preferência tarifária visa:
Resposta Selecionada: e.
à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos.
Respostas: a.
à eliminação das barreiras comerciais para o trânsito de bens, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, entre os países-membros.
b.
ao intercâmbio livre, que se restringe à circulação de bens dentro do bloco, além de os países-membros abrirem mercados internos e regulamentarem o seu comércio de bens com nações externas.
c.
ao processo de integração econômica, garantindo a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção.
d.
à existência de uma moeda única, de uma política monetária inteiramente unificada e à livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção.
e.
à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos.
Feedback da resposta: Resposta: E.
Comentário: a resposta correta é a alternativa E. A zona ou área de preferência tarifária visa à redução de tarifas alfandegárias entre os signatários para todos ou para grupos de produtos. A união aduaneira visa ao intercâmbio livre e restringe-se à circulação de bens dentro do bloco, além de os países-membros abrirem mercados internos e regulamentarem o seu comércio de bens com nações externas; o mercado comum é o processo de integração econômica que garante a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção; a zona ou área de livre comércio visa à eliminação das barreiras comerciais para o trânsito de bens, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias entre os países-membros; e a existência de uma moeda única e de uma política monetária inteiramente unificada, a livre circulação de pessoas, bens, serviços e fatores de produção, são visados pela União Econômica e Monetária.
• Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
...