RECRUTAMENTO, REMUNERAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Por: Roberta.Laurato • 16/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.946 Palavras (12 Páginas) • 424 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - EAD
PROJETO INTEGRADOR DA DISCIPLINA
GESTÃO DA REMUNERAÇÃO
ROBERTA LAURATTO CAMPEIS R.A.8003654
BATATAIS - SP
2° SEMESTRE / 2018
RECRUTAMENTO, REMUNERAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
Projeto Integrador do Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos – EaD, do Claretiano – Centro Universitário, de Batatais, como requisito obrigatório para a carga horária de atividades.
ORIENTADOR: Prof. Claudio Osmir Tomazela
BATATAIS - SP
2° SEMESTRE / 2018
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo observar um departamento de Recursos Humanos quanto ás suas contratações, contando desde á entrevista, sua integração ao grupo, remuneração e retenção de talentos.
Palavras-chave: Recrutamento, Remuneração, Retenção de Talento
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa foi elaborada e realizada no Laboratório Labor Med, na cidade de Batatais, SP, a entrevista foi feita com a responsável pelo setor de Recursos Humanos. Segundo material fornecido pelo mesmo, o Laboratório foi fundado pelo proprietário mesmo, com o objetivo de iniciar um negócio próprio. O primeiro passo foi alugar um espaço onde tivesse capacidade de atender os clientes com qualidade e garantia de um excelente atendimento.
O Laboratório Labor Med, tem como missão, prestar toda assistência laboratorial com comprometimento com a população do município, de forma eficiente e com toda ética profissional. E visão, ser uma instituição de valor, com eficiência em atendimentos básico, tornando-se preferência em assistência, para toda população do município. Através da pesquisa realizada podemos adquirir conhecimento de algumas práticas e funções da área de Recursos Humanos no Laboratório Labor Med, as rotinas são bem atarefadas e a responsabilidade é muito grande, pois é uma função de imensa importância na organização. As funções são desempenhadas corretamente e alinhadas com a diretoria, os colaboradores tem fácil acesso e são ouvidos sempre que necessitarem. Por se tratar de um laboratório, a gestão precisa de muita cautela no momento da contratação, o candidato deve estar preparado para ingressar naquele cargo, todos os colaboradores são treinados pelo supervisor do setor que solicitou a contratação. Após o fim do processo seletivo, os funcionários contratados são integrados de forma correta e quando há oportunidade é realizado o recrutamento interno para as vagas disponíveis, instigando o funcionário a crescer. O hospital conta com plano de carreira para aqueles que se destacam e trabalham de forma excelente.
1.1 Identificar se os funcionários acreditam que a política de remuneração praticada na empresa está compatível com o mercado de trabalho.
O salário é um vínculo direto entre empregado e empregador, é visto como uma forma de “recompensa” pela prestação de serviço e atividades realizadas. Porém o salário envolve questões mais complexas que apenas uma remuneração, para o funcionário demonstra padrão de vida, sustento, reconhecimento na organização e outro fator fundamental, a motivação. Do ponto de vista do empregador, a folha de pagamento significa um custo de grande proporção, que influencia diretamente na cultura da empresa e deve trazer resultados produtivos. (LINHARES, 2013)[a]
Portanto, levando em consideração estes fatores de obtenção de melhores resultados, os responsáveis pela gestão devem criar uma maneira adequada de remuneração, como por exemplo, o planejamento de cargos e salários. Afinal, as empresas devem ter a consciência que os funcionários também trazem consigo seus objetivos de realização pessoal, da mesma maneira que a empresa tem metas a cumprir e transfere parte da responsabilidade ao funcionário, o empregado também espera se realizar através das recompensas de trabalho, assim sendo, ambos serve como fonte de sucesso e realização um para o outro. (COSTA, 2014)[b]
É importante compreender que há um diferencial entre salário e remuneração. O salário é o que está no contrato, o valor que o empregado recebe por realizar as atividades propostas. Já a remuneração envolve todos os benefícios adquiridos pelo mesmo, incluindo gorjetas, comissões, entre outros requisitos, portanto é válido saber remunerar o colaborador de maneira adequada, avaliando através de seu respectivo cargo bons resultados. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2013).[c]
É importante salientar que realizar uma pesquisa salarial é um quesito fundamental, afinal um funcionário que está prestando serviço para a empresa tende a analisar a concorrência, e aqueles que realizam sua mesma função no mercado de trabalho. Quando percebe que está em um nível de reconhecimento menor, simplesmente pela cultura da organização, tende a despertar o interesse do funcionário em aceitar futuras oportunidades, afinal, aquela empresa com remuneração inadequada tem grande rotatividade de funcionários, e este resultado não é positivo. Neste caso desenvolver uma política salarial coerente, buscar informações confiáveis sobre o mercado com salários adequados para a função, realizar a movimentação para cargos superiores, demonstrar reconhecimento profissional, juntar estes fatores e concluir com uma administração correta de remuneração faz o empregado se motivar, e conseqüentemente produzir de maneira mais eficaz e satisfatória. (LINHARES, 2013).
No Laboratório Labor Med os funcionários não recebem somente seu piso salarial, que é do sindicato da sua categoria, existe uma remuneração por competência, se o funcionário se dedicar terá um aumento como bonificação, os reajustes são acompanhados através das leis do trabalho e convênios médicos. Por ser o maior laboratório da cidade, as pessoas que se formam para trabalhar na área da saúde almejam muito uma vaga na empresa, devido à concorrência ser grande e o salário adequado a política de remuneração da empresa é considerado um fator motivacional.
...