A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E RETENÇÃO DE TALENTOS NO PROCESSO DE LIDERANÇA DA GERAÇÃO Y
Por: 21965946879 • 14/11/2018 • Artigo • 4.748 Palavras (19 Páginas) • 456 Visualizações
[pic 1][pic 2] | A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E RETENÇÃO DE TALENTOS NO PROCESSO DE LIDERANÇA DA GERAÇÃO Y. [pic 3] |
[pic 4] |
1. INTRODUÇÃO
É inegável que o mundo vem se transformando em uma velocidade relativamente alta e com muita intensidade. Na história da humanidade não se veem registradas mudanças tão intensas como nas últimas décadas que trouxeram um impacto profundo na forma da sociedade se organizar e se relacionar. Tais alterações têm sua causa em fatores como as mudanças econômicas, políticas, sociais, tecnológicas e a própria globalização.
O desenvolvimento tecnológico mundial trouxe consigo, a ideia de que funcionários seriam dispensados e substituídos pela automação em todas as áreas. No entanto, surge a customização e o crescimento do setor de serviços e sua personificação, onde o trabalhador passa a exercer um papel estratégico nas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
Com o surgimento da geração Y no mercado de trabalho, inúmeras mudanças ocorreram, pois, uma das características é que essa geração vem mostrando habilidades com tecnologias, e a busca imediata por resultados.
A geração Y apresenta um perfil analítico e equilibrado que os levam a tomarem decisões ousadas, embora não acostumados com preocupações sobre estabilidades em cargos, esta geração demonstra ser perspicaz. Possui força e vigor intelectual que os capacita a exercer grande influência.
Geralmente são muito responsáveis, gostam muito de tecnologia, o que os torna extremamente atualizados e aptos para se adequar a mudanças.
As empresas privadas passam a oferecer melhores condições de trabalho, como altos salários, oportunidades de auto realização, participação nos lucros, benefícios estendidos e, por fim, qualidade de vida no trabalho.
O trabalho de recrutamento, seleção e treinamento, que será devidamente estudado no presente artigo, também apresenta, sem sombra de dúvida, um papel fundamental na determinação de acesso de um bom funcionário à empresa, atendendo tanto as expectativas do empregado quanto do empregador.
Entre inúmeros processos na gestão de Recursos Humanos, as atividades de Recrutamento, Seleção e Treinamento são essenciais por sua função de identificar e atender às competências individuais necessárias para a busca do sucesso empresarial.
É exatamente esta área que possui a responsabilidade de planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.
Assim, serão desenvolvidos, nos próximos tópicos, aspectos fundamentais sobre o Planejamento Estratégico da empresa e suas orientações sobre Treinamento em termos de Capacitação e Desenvolvimento Organizacional como aspectos preliminares e fundamentais para a definição de uma Gestão de Recursos Humanos voltada para a retenção de talentos. A Gestão de Pessoas possui foco no processo de Liderança da Geração Y nas empresas.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema com objetivo de verificar qual importância estratégica da gestão de pessoas em uma empresa, analisando especificamente o processo de recrutamento, seleção e treinamento como forma de retenção de talentos na empresa.
Estudar o impacto do processo de seleção na retenção de talentos da Geração Y, com foco na análise da Liderança e perspectivas profissionais.
2.2. Objetivos Específicos
- Contextualizar a importância da Gestão de Pessoas na empresa, enquanto questão estratégica de crescimento;
- Analisar a geração Y enquanto novo estilo de trabalhadores, observando seus desafios de liderança na empresa;
- Verificar como o processo seletivo pode influenciar em resultados positivos na empresa enquanto negócio;
- Contribuir para futuros estudos sobre o tema.
3. PROBLEMA
Como a gestão estratégica do recrutamento, seleção e treinamento podem contribuir para melhorar a liderança da Geração Y e reter talentos na empresa?
4. JUSTIFICATIVA
A gestão de pessoas vem ganhando espaço de importância em todas as organizações sejam elas públicas ou privadas. Pensar em qualidade de atendimento é pensar em atender às expectativas de todos os clientes, os clientes externos e os clientes internos, entendendo como internos todos os colaboradores da empresa. No entanto, o atendimento aos clientes, principalmente internos, depende muito mais de atitudes pessoais do que de ferramentas e métodos de trabalho.
A escolha do tema aqui proposto deveu-se, principalmente, pela sua complexidade e influência direta no sucesso da empresa, na medida em que se pretende demonstrar que uma boa gestão estratégica de fato é capaz de alterar as condições da empresa em termos de produtividade, desde o primeiro passo que é o recrutamento de pessoas, baseados na liderança da Geração Y e suas contribuições ao crescimento da empresa.
Por fim, pretende-se, com o estudo proposto, contribuir para futuras pesquisas sobre o tema, sem buscar esgotá-lo, mas permitindo maior transparência de visões de vários autores sobre o assunto.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
A Gestão de Pessoas é formada pela união da empresa e seus colaboradores, ou seja, a dependência é recíproca. Para que essa relação seja duradoura é necessário uma política e investimentos que agradam tanto a empresa, quanto o funcionário.
Historicamente, percebe-se a importância do papel dos recursos humanos nas empresas, sejam elas públicas ou privadas, ainda que as pessoas nem sempre tenham sido a principal preocupação das organizações.
De acordo com estudos de Hawtorne, inicia-se uma mudança na relação das empresas com os seus colaboradores, surgindo, a partir daí, inúmeros estudos a respeito das relações trabalhador e organização, como a Pirâmide de Maslow.
...