RELATO TÉCNICO SOBRE UM ESTUDO DE CASO DURANTE A PANDEMIA
Por: Juliana Goncalves de Araujo • 27/9/2021 • Relatório de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
DOCENTE: PROFª DRª ALICE I G ARAUJO
SEMESTRE: 2021.1 - NOTURNO
DISCENTE: JULIANA GONÇALVES DE ARAÚJO
MATRÍCULA: 20182460024
RELATO TÉCNICO SOBRE UM ESTUDO DE CASO DURANTE A PANDEMIA
João Pessoa - PB
Setembro/2021
RELATO E IMPRESSÕES
O seguinte relato técnico tem como base o estudo de caso: “COVID-19: Gestão de crise em tempos de pandemia”, no qual apresenta um boletim macroeconômico sobre as consequências da pandemia no setor de serviços, por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com empresas que se destacaram no cenário atual com estratégias de sobrevivência do mercado, situadas na cidade de Mossoró e região, no Estado do Rio Grande do Norte e em Fortaleza, no Estado do Ceará, levantando a seguinte questão: como as empresas prestadoras de serviços estão gerindo seus negócios diante dessa crise?
O autor destaca que os prestadores de serviços tiveram grande impacto no seu faturamento devido o isolamento social causado pela COVID-19, impactando direta e indiretamente em vários outros segmentos, como foi o caso do turismo, criando a necessidade de buscar alternativas de manter o negócio ativo. A reestruturação da gestão do negócio, a busca por novas estratégias e montar um diagnóstico de enfrentamento a crise consciente são alguns dos fatores de decisão levados em considerações pelas organizações.
Obviamente, muitas organizações não tinham nenhum arcabouço teórico ou preparação financeira para enfrentar a crise que a COVID-19 desencadeou, trazendo também a realidade do despreparo, e para alguns a falta de habilidades gerenciais, sociais e psicológicas para liderar, em especial, pequenas e médias empresas, que foram as que sofreram maior baixa. Porém, temos também aquelas empresas que se destacaram, trazendo a tona pontos positivos e negativos, conforme segue:
- Pontos positivos: Tendo em vista que esse enfrentamento a crise tem a capacidade de trazer inovações e reinvenções, de implementar mudanças estruturais e no ambiente do da própria organização, como foi o crescimento do home office e delivery. Outro ponto positivo que alguns gestores se apropriaram, foi o uso das mídias sociais (Facebook, Instagram, entre outros) como ferramenta de marketing e de fidelização dos clientes com cupons de desconto, ofertas mais diversificadas, serviços personalizados, e preços mais competitivos. Ainda que estimulou o comércio para pequenas empresas que mesmo sem ponto físico puderam manter no ambiente do seu lar.
- Pontos negativos: mesmo com as novas configurações de atendimento ao cliente tenham obtido grande sucesso, essas ferramentas deverão ser reavaliadas após o período pandêmico para definir sua usabilidade e a possibilidade uma nova reestruturação do método e a falta de apoio do governo as empresas também foi um ponto negativo abordado no texto. Outro ponto negativo que acredito que deva ser acrescentado, é a falta de visão empática quanto ao empregador que teve que demitir seus colaboradores e muitos que até fecharam por conta da crise econômica instaurada, que chega a proporções absurdas. Mesmo que algumas empresas tenham tido destaque os estudos demonstram que a maioria não teve o mesmo destino. Sem falar que até mesmo os que obtiveram sucesso tiveram que enfrentar grandes dificuldades financeira e psicológicas para conseguirem se reerguer.
Embora nem todos os setores tenham sido totalmente impactados, ainda assim, todos tiveram que se adaptaram as normas exigidas pela vigilância sanitária, trazendo também um novo padrão de higiene e e mesmo com obstáculos causados pela crise, tiveram também grandes aprendizados:
...