RELAÇÃO ESTADO, MERCADO E TERCEIRO SETOR
Por: Romulo Souza • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
RELAÇÃO ESTADO, MERCADO E TERCEIRO SETOR
Terceiro Setor e Estado
- O Estado não é o único provedor de bens e serviços destinados a um interesse coletivo decreta o fim do paternalismo, cultura em que competia à sociedade a mera reinvindicação ao setor público dos impasses sociais, sem que ela adotasse uma postura proativa
Congregar as entidades sem fins lucrativos sob um mesmo conceito permite-nos visualizar sua grandeza, concluindo que uma de suas funções primordiais é ser uma extensão da ação do Estado. Sua ideia matriz é a manutenção da ordem como direito e dever de todos
Terceiro Setor e Mercado
Da ótica do mercado, o Terceiro Setor é um conjunto de iniciativas individuais para abraçar os interesses coletivos, democratizando o debate dos problemas sociais.
O setor privado não é capaz de suprir todas as necessidades enunciadas, uma vez que interesses coletivos usualmente não correspondem a investimentos lucrativos. O mercado depende, dos trabalhos do Terceiro Setor. Somente ele lida com o desenvolvimento do ser humano, que é o consumidor dos seus produtos e serviços.
A importância do Terceiro Setor é reafirmada neste contexto. Por um lado, há uma grande demanda social que excede as possibilidades produtivas do Estado; por outro lado, visualiza-se uma economia imperante e centrada em aspectos materiais e quantitativos.
Estado e Mercado
Estado é capaz de promover a equalização de oportunidades educacionais e de acesso à saúde. O Estado é capaz de orientar a produção e o investimento privados, que devem crescer de forma permanente, em condições de valorização do ambiente. O Estado é capaz de oferecer segurança de vida a todos, através de um sistema de previdência e de assistência social. O Estado é capaz de promover uma política de moradia digna, direito do cidadão. O Estado é capaz de arrecadar impostos de forma progressiva e gastá-los da mesma maneira, estabelecendo uma distribuição da renda menos desigual. O Estado é capaz de programar políticas anticíclicas, para manter o emprego como um direito. O Estado é capaz de desenvolver e possuir um sistema de defesa nacional tecnologicamente avançado.
O mercado é capaz de produzir alimentos em quantidade suficiente com qualidade cada vez melhor. A iniciativa privada é capaz de produzir bens de consumo para atender às mais diferentes demandas da sociedade. O mercado é capaz de realizar investimentos vultosos e com alta densidade tecnológica. A iniciativa privada é capaz de distribuir bens e serviços, capilarizando o comércio. A iniciativa privada é capaz de participar de projetos grandiosos de construção de moradias, infraestrutura e outros. O mercado é capaz de gerar milhões de empregos e formalizar relações de trabalho, gerando direitos e garantias sociais. A iniciativa privada é capaz de construir bancos e instituições aptos a ofertar crédito e outros serviços. A iniciativa privada é capaz de construir navios, aviões e plataformas de extração de petróleo.
...