REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA
Por: Marcelo Medeiros • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Alunos: Felipe Augusto de Araújo Cabral
Jairo Procópio de Moura Neto
Marcelo Medeiros Bezerra
Maria Aparecia de Souza Santos
Ysneikson de Albuquerque Silva
REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA
No decorrer das ultimas décadas, a administração passou por diversas mudanças e um grande desenvolvimento em todas as suas áreas. A partir deste ponto de vista, pode ser destacado o desenvolvimento de novas técnicas e estratégias de remuneração com o intuito de substituir as formas mais tradicionais, já defasadas na conjuntura atual. Dentre tais estratégias, é válido ressaltar a remuneração por competência, que se baseia nas competências que o indivíduo possui, deixando em segundo plano o cargo ocupado ou tempo de serviço.
Inicialmente, é valido destacar a importância do conhecimento das competências necessárias e de maior valor para o crescimento da empresa, para assim serem recompensadas de maneira correta. A partir da ciência de tais competências, que englobam qualidades, comportamentos e atributos dos funcionários, é que se pode determinar qual profissional poderá ser considerado superior aos outros. Com isso, a aquisição de competências que fazem diferença no desempenho da organização tornam merecidos acréscimos à remuneração.
Sob tal enfoque, a remuneração por competência apresenta diversas vantagens se comparada aos meios tradicionais de remuneração, já que a empresa passa a estimular e incentivar os profissionais, fazendo com que se sintam valorizados por representar parte da empresa. Nota-se, também, como fator vantajoso da remuneração por competência o aumento de uma competitividade saudável entre os funcionários da empresa. Além de melhorar a produtividade, alcançando melhores resultados com serviço ou produto de melhor qualidade.
Por outro ponto de vista, é de extrema importância, para as empresas, saber que não se trata de um processo simples, visto que todos os passos devem ser bem realizados. Para isto, é necessário certo grau de amadurecimento e dedicação de toda a empresa, não deixando brechas para despreparo do setor de recursos humanos e seus executivos na busca desse método, caso contrário, desvantagens poderão ser mais visíveis do que as vantagens, como por exemplo se os incentivos virarem uma rotina, a motivação, que no início era grande, poderá desaparecer com o tempo pois tais incentivos não foram bem planejados. Outro exemplo de desvantagem se dá pela possível diferença salarial entre funcionários que ocupam o mesmo cargo, e nisso poderá gerar insatisfação entre os mesmos.
DUTRA, Joel de Souza. Gestão de Competências. São Paulo: Ed. Gente, 2001
LOPES, Manuel Carlos Domingues. Remuneração por Habilidade e Competência. s.d. 23 de 11 de 2012.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papeis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
<http://phmp.com.br/artigos-e-publicacoes/artigo/remuneracao-por-competencias/>
<https://guilhermecapucci.wordpress.com/2012/11/28/remuneracao-por-competencia/>
<http://www.rh.com.br/Portal/Salario_Beneficio/Roteiro/5275/vantagens-da-remuneracao-por-habilidade-e-competencias.html>
...