REPORTAGENS CENÁRIO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Por: Daniella Marmitt • 22/4/2021 • Trabalho acadêmico • 2.814 Palavras (12 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE FEEVALE
DANIELLA MARMITT
CENÁRIO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
IVOTI - RS
2021
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do cenário do Brasil contemporâneo por intermédio de reportagens que circularam nos meios digitais e em jornais.
Insta salientar que quando se fala neste cenário são levados em consideração diversas perspectivas tais como o capitalismo a globalização, direitos humanos e movimentos sociais, relações e poder político, meio ambiente, cidadania e identidade, a relação com o emprego e dentre outros assuntos que possibilitam refletir e analisar um determinado cenário, como no caso será o Brasil contemporâneo.
Assim após a realização das análises das reportagens, foi feito uma reflexão e intervenção para a solução dos problemas existentes neste cenário, sendo de grande valia todo o conteúdo apresentado ao longo das aulas.
Ao realizar as pesquisas das reportagens, todo o conteúdo apresentado foi vindo mente, dando a possibilidade de ir muito além da teoria, vendo as situações na pratica, as analisando e também propondo soluções cabíveis as questões, ou seja, foi primordial para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante.
- DESENVOLVIMENTO
- CAPITALISMO E GLOBALIZAÇÃO
2.1.1 Primeira reportagem:
Choque mundial da Covid-19 acelerou um “capitalismo digital” ainda mais globalizado.
A noticia aborda que as pessoas passaram a utilizar novas tecnologias digitais para realizar suas atividades laborais, para se comunicar bem como para se divertir, ressaltando o seu uso para a pesquisa de soluções para a pandemia.
Assim a reportagem traz que com a chegada da Covid -19 algumas pessoas tem falado que a globalização e o capitalismo morreram e que agora é o tempo dos Estados nacionais fortes, encastelados nas suas fronteiras, protegendo e controlando a vida social, cultural e econômica dos cidadãos.
No entanto, mesmo que muitas pessoas sonhem com épocas mais simples e um mundo menos capitalista e globalizado, esta não é a realidade, ocorre que houve uma mutação do capitalismo e também da globalização por meio das redes digitais e da tecnologia.
Deste modo:
Graças ao vírus, nunca houve tanta gente utilizando as novas tecnologias digitais para trabalhar, se comunicar e se divertir, pesquisar as soluções para a pandemia e produzir insumos sanitários e até alimentos. Inventando propagandas e “fake-news” que acurralam qualquer governo (RFI, 2020).
Neste contexto o que a reportagem buscou demonstrar foi que embora a pandemia tem trazido algumas mudanças de hábitos das pessoas, o capitalismo e a globalização não acabaram, mas apenas se transformaram, neste novo mundo tecnológico, com alta tendencia de crescimento.
ANÁLISE:
Ante a reportagem evidencia-se que algumas pessoas tem muito interesse em um retorno de uma sociedade mais simples, e sem todo o alvoroço da globalização e do capitalismo.
Ocorre que no mundo globalizado e capitalista este retorno é incabível, a tendencia mundial é de crescimento e transformações de ambos e não o seu declínio.
Como exposto na reportagem, o brasileiro e os outros povos do mundo têm se utilizado da tecnologia para a realização de praticamente todas as suas atividades, desde o trabalho até o lazer, encontram-se conectadas pela tecnologia.
Dessarte, a globalização e o capitalismo fazem parte do cenário brasileiro contemporâneo, não havendo o que fazer a não ser se adaptar e acostumar com estes novos caminhos traçados por meio da tecnologia.
2.1.2 Segunda reportagem
Bloqueio do canal de Suez por navio encalhado ameaça prejudicar o comércio mundial por semanas
O canal de Suez é uma hidrovia artificial de aproximadamente 193 quilômetros de extensão que liga o mar mediterrâneo e o mar vermelho. Por ele passam todos os dias dezenas de embarcações de todos os tipos, bandeiras e tamanhos com o objetivo de economizar tempo e dinheiro.
Nesta perspectiva o canal abre a possibilidade de economizar cerca de 7 mil quilômetros.
No entanto, na última semana, o canal foi bloqueado devido a um navio encalhado e ameaçou prejudicar o comércio mundial por semanas. Havia uma frota de cerca de 200 embarcações que estavam congestionando a região.
Imagem 01: Bloqueio do canal de Suez
[pic 1]
Fonte: Espanol (2021)
O bloqueio ameaçou prejudicar as cadeias de abastecimento do comércio mundial, sendo que estas já tinham sido duramente atingidas pela crise do coronavírus.
É importante entender que este canal foi criado a fim de ajudar o capitalismo, pois há um lucro em passar pelo canal, sem a necessidade de percorrer toda a linha da África, neste viés encontra-se também interligado com a globalização, pois é uma forma mais fácil de comunicação e entrega dos produtos por intermédio do canal.
ANÁLISE:
Este bloqueio fez com que todos os países sofressem ainda mais com a entrega de produtos comerciais, ou seja, com a sua escassez, da mesma forma o Brasil, foi atingido pelo bloqueio do canal, tendo em vista que foram seis dias, onde produtos dos mais variados ficaram “encalhados “até poderem chegar ao seu destino.
Esta questão encontra-se diretamente relacionada com a possibilidade de aumento dos produtos no mercado brasileiro bem como comercial, podendo propiciar ao aumento mais elevado da crise brasileira.
2.1.3 Terceira reportagem
Coronavírus expôs falha do capitalismo e acelerará mudanças, diz economista
Ao passo que o capitalismo e a globalização expuseram suas mudanças diante do cenário da pandemia, trouxe também as suas fragilidades ligadas a desigualdade social.
Nesta perspectiva, aborda-se que a pandemia evidenciou o aumento da desigualdade social, decorrente do capitalismo e da própria globalização, com vistas a se protegerem da redução dos lucros, diversas empresas demitiram em massa seus funcionários, gerando uma massa de desempregados.
...