RESENHA DO ARTIGO MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS : UM RESGATE TEÓRICO
Por: Isaac Euzébio • 21/6/2018 • Resenha • 684 Palavras (3 Páginas) • 845 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS: UM RESGATE TEÓRICO
O presente artigo é dos professores Michael Samir Dalfovo, doutor em Administração e Turismo; Rogério Adilson Lana, doutor em Administração; e Amélia Silveira, doutora em Ciências da Comunicação. O artigo foi publicado em 2008 na quarta edição da Revista Interdisciplinar Científica Aplicada – RICA, da Sociedade Educacional de Santa Catarina em Blumenau.
O texto é divido em 5 partes (Conhecimento, Método de Pesquisa, Tipos de Pesquisa, Quantitativa e Qualitativa), no qual os autores trabalham com a aplicação dos tipos e métodos no desenvolvimento da pesquisa, a partir de conceitos e definições de autores renomados.
Na primeira parte, os Autores abordam o surgimento e a evolução do conhecimento e da sabedoria pelo homem desde a época primitiva. Os autores ressaltam os conhecimentos filosófico, teológico, empírico, científico e tecnológico, e a busca por uma estrutura de organização de fases e sistemas.
Na segunda parte, é tratado a importância de se delimitar o problema de estudo, a realização da revisão da literatura e as fontes de referência da pesquisa a partir de um padrão, como a ABNT.
Nos tipos de pesquisa, na terceira parte, os autores tratam da classificação das pesquisas a partir da comparação de vários autores, como descritiva, exploratória e explicativa. Os dados podem ser coletados de uma pesquisa experimental, ex-post-facto, levantamentos, pesquisa-participante, estudo de caso e pesquisa bibliográfica ou documental a partir de diversas fontes de informação, como as relacionadas e explicadas no texto. Quanto a esta parte, é importante ressaltar a defesa para que estas classificações sejam trabalhadas em conjunto.
É apresentado também uma classificação a partir de outro autor e suas abordagens do problema como quantitativa e qualitativa, e as visões de que as duas abordagens serão de acordo com a natureza do problema e o aprofundamento que se deseja. A grande diferenciação das duas é realizada neste momento, quando é definido que a pesquisa quantitativa se dá pelo uso da quantificação pela estatística e de outras técnicas matemáticas. Enquanto que a qualitativa se dará com compreensão e com processos dinâmicos de vivência em grupo para o aprofundamento da complexidade do problema a partir da particularidade de cada indivíduo.
Na quarta e penúltima parte, os Autores tratam do método quantitativo e o seu diferencial de garantia da precisão dos dados e mínimas distorções. Que tal método pode ser utilizado no estudo de campo com a formulação e testes de hipóteses. É exposto também que tal método pode ser utilizado para os estudos descritivos, as correlações de variáveis, os estudos comparativos causais e os estudos experimentais. É importante para este método a identificação das variáveis especificas para a explicação do problema e que geralmente seu resultado é apresentado por meios de tabelas e gráficos.
O método qualitativo é tratado na última parte. A sua diferenciação é a não empregabilidade de técnicas estatísticas. A pesquisa é realizada a partir de informações coletadas pelo pesquisador ou através de palavras, fotos, vídeos e áudio, podendo incluir expressões numéricas, mas não sendo estas a principal fonte
...