RESENHA FORMAÇÃO SUPERIOR: ENTRE O MERCADO E A CIDADANIA
Por: Lara Barreto • 2/7/2018 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CLÁUDIA LIMA AGUIAR CHAGAS MELO
RESENHA
FORMAÇÃO SUPERIOR: ENTRE O MERCADO E A CIDADANIA
Aracaju
2017
CLÁUDIA LIMA AGUIAR CHAGAS MELO
RESENHA
FORMAÇÃO SUPERIOR: ENTRE O MERCADO E A CIDADANIA
Resenha apresentada ao Curso de Metodologia Científica, sob orientação da prof. Maria de Fatima Nascimento, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
Aracaju
2017
MARQUES, V. Formação superior: entre o mercado e a cidadania. RAES Revista Argentina de Educación Superior, Buenos Aires, v.6, n.8, jun. 2014.
Waldemar Marques, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba e aposentado pela Universidade Federal de São Carlos. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (1970), em sequência, tornou-se mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas entre o período de 1991 a 1997. Exerce experiência sólida em Educação, direcionando, predominantemente, a temáticas de administração de unidades educacionais, organização e funcionamento dos sistemas de ensino, políticas educacionais, bem como, movimentos sociais e educação.
Nesse artigo, Waldemar explicita sobre a formação superior atrelando a influência que essa exerce no meio socioeconômico e os desafios que as instituições de ensino têm atualmente. De fato, a educação terciária condiz com a especificação de um determinado conhecimento, o qual tornou-se majoritariamente objeto de mercadoria no mundo. Todavia, diante desse paradigma, as instituições de ensino assumi o desafio de direcionar a constituição profissional superior não somente em detrimento do mercado, mas também, a cidadania dos indivíduos como um todo.
Ainda em concordância, o autor explica a inserção da formação superior nos âmbitos sociais e econômicos. Destarte, a partir de um contexto histórico, nota-se que após a nova maneira produtiva fabril capitalista do século XVIII, o ensino terciário passa a ser peça fundamental no que tange a inclusão dos mais altos níveis da sociedade. Desse modo, a estrutura ocupacional transforma-se exorbitantemente, exercendo maior complexidade e hierarquia. Fomentando, assim, a educação superior como meio de lucratividade e o fortalecimento do individualismo, contrapondo, dessa forma, o enfraquecimento das práticas de cidadania, bem como, do pensamento coletivo.
Waldemar enaltece, ainda, as Universidades e outras instituições de ensino superior como de extrema relevância na formação profissional dos indivíduos. Por conseguinte, segundo o autor, é imprescindível que esses âmbitos possam estruturar suas bases direcionando para uma formação superior que explicite práticas de cidadania e o senso público, ou seja, não adotando apenas para a constituição profissional visando unicamente o mercado.
Analisando criticamente o texto, percebe-se que a sociedade hodierna perdura a cada dia em direção da competitividade e individualismo, tendo a formação superior como um instrumento. Assim, é visível relações afetivas que norteiam a sociedade cada vez mais diminutas, algo extremamente caótico a ser destacado.
...