RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA DOCE E FESTA DOCERRANO DE PORTE PEQUENO
Por: gaa_bi • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.860 Palavras (12 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA – ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA DOCE E FESTA DOCERRANO DE PORTE PEQUENO
SOROCABA – SP
2019
Gabriele Moreira Bonfim da Cruz RA: N260HD5
Tainara Sudário Santos RA: D729748
RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA DOCE E FESTA DOCERRANO DE PORTE PEQUENO
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
SOROCABA – SP
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL 7
1.1 Por que a responsabilidade social é necessária? 7
1.2 Princípios da responsabilidade social – (conforme a ISO 26000) 7
1.3 Por que e como praticar a responsabilidade social nos subtemas objeto de pesquisa 9
2 Estudo do caso 9
2.1 Descrição da Organização 9
2.1.2 Forma de atuação 9
2.1.4 Descrição do negócio 10
2.1.5 Informações sobre o porte da organização 10
2.1.6 Propósito ou legado 10
2.1.7 Principais produtos da organização 10
2.1.8 Processos de cadeia de valor 10
2.2 Concorrência e ambiente competitivo 11
2.2.1 Ambiente competitivo 11
2.2.2 Desafios estratégicos 11
3 Identificação de Práticas de Responsabilidade Social 11
4 Análise das Respostas 12
5 Análise e sugestão de melhoria 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este estudo integra as Atividades Práticas supervisionadas que visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas ao futuro pelo meio de reflexão, observação, descrição, análise entre outros, em uma determinada empresa em situação real. Tendo como título: Responsabilidade Social Organizacional IV: Uma pesquisa aplicada na empresa Doce e Festa Docerrano de porte pequeno.
A partir de uma visita na empresa será colocado em prática as atividades que irão contribuir para nosso desenvolvimento, tendo como principal objetivo abordar e investigar a aplicação de práticas de responsabilidade social da empresa.
A metodologia de pesquisa utilizada foram as entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fácil levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo APS.
Em seu conteúdo, após apresentar informações sobre a empresa, o trabalho contempla uma revisão nos subtemas pedidos, para que por fim possa ser dada as sugestões de melhorias para a empresa, seguidas pelas considerações finais.
1 FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL
1.1 Por que a responsabilidade social é necessária?
A norma define que responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente
Responsabilidade social é necessário independente do ramo ou porte da empresa, são elas as responsáveis pelo movimento da economia do país através da geração de empregos e a colaboração com o desenvolvimento da sociedade. Por isso, precisa-se esclarecer quais são os princípios básicos para que uma organização gerencie sua responsabilidade social, aquilo que orienta suas políticas, estratégias e, consequentemente, suas atividades.
Dessa forma a responsabilidade social implica as empresas a conduzirem seus negócios de maneira que elas se tornem parceiras e corresponsáveis pelo desenvolvimento social, a empresa deve se esforçar por não deteriorar o meio ambiente, como por exemplo uma empresa preocupada com as futuras gerações e o meio ambiente, aquela que produz sacolas biodegradáveis que tem pouca durabilidade, sendo assim evitando a poluição ambiental por longo tempo.
1.2 Princípios da responsabilidade social – (conforme a ISO 26000)
A norma ABNT ISO 26000 propõe sete princípios que são basicamente as orientações básica de gestão e conduta para que consigam alcançar seus objetivos, eles são muito abrangentes onde respondem às demandas de uma determinada parte da sociedade, a fim de promover uma nova economia. São ele os sete princípios
Accountability (Responsabilidade com ética) - serve para nós se responsabilizarmos pelos nossos impactos na sociedade, economia e no meio ambiente. Devemos conhecer os impactos das decisões das atividades da organização na sociedade, caso haja algum impacto negativo, sempre aceitar investigações apropriadas.
Transparência – Ser sempre transparente e se comunicar nossas decisões e atividades que vão impactar na sociedade e no meio ambiente. Comunicando – se de forma clara, precisa.
Comportamento ético - Sempre se comportar, mas baseando-se nos valores e honestidade. Ter compromisso com impacto de suas atividades, prevenir e solucionar os conflitos de interesse.
...