“RESUMO – COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES”
Por: DuqueTina • 9/12/2019 • Resenha • 11.585 Palavras (47 Páginas) • 1.819 Visualizações
SUMÁRIO
Comportamento Humano na organização – Roberto Kanaane
1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………..03
2. RESUMO DO LIVRO……………………………………………………………………03
1. Concepções sobre o Trabalho………………………………………………...….…03
2. Organização: Sistema Sociocultural estabelecido………………………………...08
3. O homem: Trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento……..12
4. Atitudes e comportamento no ambiente de trabalho…………………...…………16
5. Representação Social do trabalho e do trabalhador………………………………19
6. Liderança através do tempo……………………………………………………...….21
7. As relações Intergeracionais………………………………………………………...27
8. Considerações Finais: O comportamento humano nas organizações – Processos de liderança e as relações intergeracionais…………………………………...…32
3. CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO…………………………………………………………..36
Formação do líder da mudança:……………………………………………………….....36
Compreensão do fator humano:…………………………………………………………..36
Formação e desenvolvimento das equipes:……………………………………………..36
4. CONSIDERAÇÃO FINAL………………………………………………………………37
4.1 Proposta de Implementação da Gestão do Fator Humano – SESC……………..38
BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………………….45
Comportamento Humano nas Organizações – Prof. Dr. Roberto Kanaane
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem a finalidade de fazer um resumo da obra ‘Comportamento humano nas organizações’, do autor Roberto Kanaane. Esta é uma obra que analisa o comportamento humano dentro das organizações, as relações individuais e coletivas, as interações sociais, como a motivação e a liderança podem influenciar no comportamento dos profissionais no ambiente corporativo e as interfaces com o meio ambiente, no mercado e no processo de desenvolvimento pessoal e institucional. O objetivo desse trabalho acadêmico e entender o fator humano dentro das organizações, aplicando e correlacionando o conhecimento obtido neste livro em conjunto com as aulas ministradas no curso de pós-graduação, no modulo “Gestão do Fator Humano” e desenvolver na entidade conhecida como SESC (Serviço Social do Comércio), a aplicação da parte teórica, compreendendo o entendimento da gestão do fator humano nas organizações de forma prática.
2. RESUMO DO LIVRO:
1. Concepções sobre o Trabalho
1.1 Significados atribuídos ao trabalho
Sob as perceptivas do grupo, foi compreendido que as relações sobre trabalho e existências se dão sobre o entendimento de que precisamos do trabalho para sentirmos vivos, isso se dá a partir de uma construção social.
O trabalho sempre foi tema central de algumas comunidades e esse foi distribuído e norteado de acordo com o perfil de cada comunidade com influência de fatores como sociais, políticos, antropológicos, econômicos entre outros.
Na antiguidade já haviam esforços em conjunto para se praticar atividades.
As relações de trabalho ficaram melhores definidas com a revolução industrial que trouxe inovação, como avanços tecnológicos, concentração de fábricas, indústrias, expansão da produção de setores estratégicos, o crescimento da urbanização e surgimento de uma classe política.
A Revolução industrial constitui uma grande inovação e crescimento do modo de produção capitalista, por outro lado, gera impactos negativos na natureza, como atentados ecológicos, destruições de recursos naturais aumentam de gazes poluentes e envenenamento de espécie.
Erick From define trabalho como “O trabalho pode ser considerado o processo entre a natureza e o homem, através do qual este realiza, regula e controla, mediante sua própria ação, o intercâmbio de matérias com a própria natureza”. Jean Paul Sartre, diz que por meio do trabalho dominamos o meio. G Friedmann diz que o trabalho assume as facetas dos aspectos técnicos, fisiológicos, moral, social e econômico.
Podemos então dizer que trabalho é uma ação humanizada, exercida em contexto social, que sofre influências oriundas de distintas fontes e passa a ser recíproco entre trabalhador e meio de produção.
Entende-se por sociologia do trabalho o estudo desenvolvido com o intuito de identificar as influências sociais nos agrupamentos organizacionais, são microssociedades com costumes, crenças e comportamentos.
A sociologia aplicada à administração compreende esses fenômenos sociais que são levados para dentro das organizações. Tais agrupamentos possuem clima, cultura e subculturas organizacionais específicas.
Grazia (1986. p. 250) diz que a vida coletiva atualmente se organiza em torno do trabalho. Do ponto de vista psicológico o trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação no trabalhador.
A motivação também está ligada a necessidades do indivíduo e a expectativa. O trabalhador entra em uma organização visando alcançar um objetivo, ele se manterá motivado, ou seja, estará em ação, caso enxergue a possibilidade de se alcançar esse objetivo.
1.2 Interações socioprofissionais no contexto do trabalho
O comportamento humano nas organizações é também identificado a partir dos conceitos de responsabilidade e postura que permitem identificar traços e características de personalidade. Devem-se considerar as
...