RH – Dinâmica de Grupo
Por: fgraciano1234 • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Tema: O Comportamento dos gestores de recursos humanos no processo de recrutamento e seleção.
Objetivo: Através desse estudo, pode-se verificar que em plena era do conhecimento, a base de excelência organizacional passou a ser o elemento humano. O gestor de recursos humanos no processo de recrutamento e seleção, precisa surfar nas ondas de um mercado dinâmico e altamente competitivo, nelas o órgão de recrutamento e seleção atua como consultor e orientador para os gerentes e suas respectivas, entrevistam os candidatos e tomem suas decisões a respeito.
Justificativa: Muito se fala sobre a dificuldade das organizações em preencher suas vagas em função da escassez de profissionais qualificados no mercado. Além da competição Inter organizacional por talentos, tem-se notado o esgotamento das práticas tradicionais de recrutamento e seleção, que já não têm sido eficazes na identificação das capacitações desejadas nos candidatos dessa forma, o ambiente competitivo tem ensejado ações de seleção mais agressivas e até constrangedoras que, na maioria dos casos, geram questionamentos éticos.
Inicio do referencial teórico: Segundo Chiavenato (1999, p. 92), “Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”.
“O Recrutamento consiste-a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização [...]” (CHIAVENATO, 1991 p. 54).
A identificação, a escolha e a manutenção das fontes de recrutamento constituem uma das maneiras pelas quais a Administração de Recursos Humanos pode (Chiavenato, 1991): Elevar o rendimento do processo de recrutamento, aumentando tanto a proporção de candidatos/triados para a seleção, como a de candidatos/empregados admitidos; Diminuir o tempo do processamento do recrutamento; Reduzir os custos operacionais de recrutamento, através da economia na aplicação de suas técnicas.
O despreparo de alguns profissionais acarreta avaliações de caráter subjetivo, que comprometem o processo e abrem portas para preconceitos e favoritismos. [...] (Renato Guimarães Ferreira, Executivo 2Jul/dez 2013).
...