Racismo e Sexismo A diferença de raça e sexo é um dos fatores
Por: Elivelton Brito • 23/2/2017 • Artigo • 658 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
Racismo e Sexismo
A diferença de raça e sexo é um dos fatores de discriminação e principalmente nos países capitalistas, como os EUA, já foi e ainda é muito forte. Os defensores do Capitalismo americano, principalmente os mais radicais, afirmam que a discrimnação no trabalho é apenas o reflexo da inferioridade inata das mulheres e dos negros. Esta posição é aceita por uma minoria significativa nos nos Estados Unidos.
Em outro argumento sustenta-se que o racismo e o sexismo não tem nada haver com o capitalismo porque são produtos universais do fanatismo humano.
Os críticos do capitalismo dizem que os lucros oriundos da discrimnação racial e de sexo são muito significativos, pois ao se pagar menos às mulheres e aos negros o capitalista acumula mais riqueza.
Os sociólogos Paul A. Baran e Paul M. Sweezy afirman que a discriminação é necessário e sustenta o regime capitalista pois além de fornecer a aumento nos lucros fortalece a estabilidade social.
Os criticos afirmam também que tal como o racismo, a discriminação de sexo contribui para dividir o movimento sindical , o movimento pelos direitos civis e os movimentos radicias , em benefícios dos capitalistas americanos.
Alienação
Baran e Sweezy sustentam que a alienação permeia e domina todo o capitalismo americano. Os defensores do capitalismo sustentam que o alienação é um subproduto nocivo e inevitável da civilização industrial. Já os criticos dizem que embora a alienação até certo grau é inerente a toda sociedade industrializada argumentam que o capitalismo leva ao extremo, isso ocorre, segundo Fromm à estrututa do modo de produção capitalista. A pior alienação de um homem é a alienação de si próprio. O valor de uma pessoa em uma economia de mercado capitalista é determinado da mesma forma que o valor de qualquer outra coisa, ou seja, pelas vendas no mercado.
Destruição Ambiental
A preocupação com o meio ambiente e a destruição ambiental existe tanto para os defensores do capitalismo e para seus críticos. O consumo de matéria-prima é necessário em qualquer civilização ambiental, afirmam os defensores, enquanto os crísitcos dizem que é muito pior no capitalismo. O desendor do capitalismo se preocupa porque não quer que falte insumo para a capital parar, o críticos dizem que é necessário cautela para preservar a natureza e o meio ambiente.
As indústrias prejudicam severamente o meio ambiente, despejam desejos em toneladas em rios, liberam gases nocivos deixando o ar impuro e prejudicial ao meio ambiente e isso não é levado em conta pu não é reparado pelas indústrias porque isso não é lucrativo. Uma empresa que lucra 10 bilhões sem preocupação em reparação de danos ao meio ambiente lucraria 6 se fosse reparar os danos causados.
Os críticos do capitalismo afirmam que isso só mudaria se houvesse antes uma mudança política, social e econômicas fundamentais.
Críticas ao Capitalismo
Liberais X Radicais
Os críticos liberais acreditam que os problemas do capitalismo são resultante de erros passados de incapaciades e inaptidões pessoais ou de casos esparsos. Eles dizem que esses erros devem ser levados a serio pelos governantes e que deve se efetivar mudanças, porém nunca propõe mudanças que atacam diretamente duas características do capitalismo que seria a propriedade privada dos meios de produção e a livre concorrência.
...