Recrutamento e Seleção de Pessoas
Por: luciano farinha • 2/3/2016 • Relatório de pesquisa • 418 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Recrutamento é a captação de pessoas, que visa selecionar cargos e candidatos para cada qual em seus devidos fins. Ele pode ser interno ou externo. Seu objetivo é garantir a seleção, identificando pessoas qualificadas com potencial, para rapidamente atender as necessidades do cargo a ser preenchido. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego, oferecendo o mesmo a partir das necessidades da organização.
Esse recrutamento requer um tipo de planejamento dividindo-o em etapas. Começando pelo recebimento da vaga que deverá ser ocupada, em seguida o anuncio divulgando a escolha do recrutamento.
Podendo assim ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.
O interno é feito na própria empresa, quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção ou transferência.
O recrutamento externo, onde é feito fora da empresa, isto é, a organização busca candidatos disponíveis no mercado de trabalho. E por fim o recrutamento misto que posiciona uma conseqüência dos dois; uma vaga é aberta para os empregados internos como transferências de cargos, com isso gerando uma nova vaga no lugar, podendo assim fazer um novo recrutamento externo. (Chiavenato, 1995).
Entretanto, após a divulgação da vaga, é acionada a triagem do currículo, nele encontram-se dados do candidato, suas experiências profissionais e sua formação acadêmica. Abordando para uma entrevista, o recrutador verifica se o candidato possui o perfil que a organização necessita.
Na escolha do candidato é exigível que seja feita duas análises comparativas, entre especificação do cargo, para saber quais os requisitos que o cargo exige do seu ocupante e especificações do candidato, onde são analisadas as condições pessoais para ocupar a devida vaga.
Depois de reunir informações, para o preenchimento do cargo são selecionados os melhores candidatos, apresentando um padrão de escolhas técnicas para testarem seus conhecimentos comparáveis ao da organização.
Os instrumentos comumente utilizados são as provas de conhecimento e os testes psicológicos, sendo que estes últimos são apontados como os mais comuns em seleção, descritos como teste de aptidão, teste de habilidades e testes de personalidade.
Por isso, se a escolha de pessoas é realizada a satisfação, da melhor e mais eficiente forma possível, visando ao benefício da empresa, a empresa já tem grande chance de obter sucesso, com base nas pessoas que a compõe. Por isso, o processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.
...