Recursos Humanos
Por: heldarangel • 15/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 162 Visualizações
Serviços Prestados pela ARH: Suprir a empresa c/ RHs necessários (Recrutamento e seleção); Reter os R.H.S. (Turn Over); Desenvolver os R.H.S.; Integrar os R.H.S (Emprego/carreira); Assegurar a integridade física; Remunerar; Recompensar/incentivar (Aquele que faz a diferença), aquele que da o resultado final da empresa; Manter um relacionamento harmonioso (empresas/colaboradores/sindicatos); Assegurar um bom clima organizacional.
Profissionais que atuam na área de RH: Psicólogo; Assistente Social; Administrador; Direito; Pedagogia; Medicina do trabalho; Segurança do trabalho; Engenharia.
Características Desejadas ao Profissional de RH: Interesse pela natureza humana; Trabalho em equipe (divergência); Comunicação (intranet: informações que só a empresa tem); Consciência social (responsabilidade social corporativa); Capacidade de negociação (saber negociar); Postura consultiva.
Seleção de Pessoas: Processo de escolha entre os candidatos recrutados, escolha da pessoa certa p/ o lugar certo. Escolha do candidato que mais se enquadra no perfil do cargo/vaga.
Etapas: Solicitação de pessoas (RP - Requisição de pessoas); Análise dos currículos (Triagem); Entrevista inicial (RH, competência); Aplicação dos testes; Referências; Entrevista final (Setor requisitante).
Conceito de ARH: Campo do conhecimento que estuda e trata das questões relacionadas as pessoas no ambiente de trabalho. Objetivo de compreender e melhorar o principal ativo das organizações.
Pesquisa de clima organizacional: Medir problemas para resolver.
2 tipos de Turn Over: Forçado - Quando a empresa demite (mais comum); Expontâneo - Quando o colaborador pede demissão.
Vantagens do Turn Over: Novos conhecimentos na empresa, tira os colaboradores de uma zona de conforto por conta das demissões, ele se sente ameaçado.
Desvantagens do Turn Over: Custos legais, custos com demissão e perda de conhecimento.
Recrutamento: Processo de atração de candidatos para preenchimento de vagas. Informar ao mercado (ou internamente) às fontes de mão-de-obra.
Interno: Empresa - Externo: Mercado
Fontes de Recrutamento: Empresa, mercado, sindicatos, outras empresas, agências de empregos, órgãos de classe (OAB, CREA, CRR), internet.
Técnicas: Anúncios, cartazes dentro de empresa, da faculdade, sites de relacionamentos e revistas especializadas.
Vantagem do recrutamento interno: Pessoa já conhecida pelos colaboradores, estímulo da promoção e se torna mais rápido e barato.
Desvantagem do recrutamento interno: Vaga em aberto (fica um buraco em outro setor), sem novos conhecimentos.
Vantagem do recrutamento externo: Novos conhecimentos
Desvantagem do recrutamento externo: Você ainda não conhece o colaborador, desestimula os outros funcionários ao verem que houve uma nova contratação, ao invés de uma promoção se torna mais lento o processo de adaptação e o custo é maior.
Seleção: Escolha do candidato que mais se enquadra no perfil do cargo/vaga.
Etapas: Triagem dos currículos; Entrevista inicial (RH): onde será avaliado todo comportamento do candidato; Aplicações dos testes (Teste de conhecimento, escrito ou prático (técnico); Testes psicológicos (Comportamental); Testes de Q.I.; Testes de aptidão: Números, atendimentos (em qual área a pessoa se adequa); Teste grafológico (Verifica a personalidade através da escrita. Só pode ser aplicado pelo psicólogo); Teste situacional: Dinâmica de grupo, jogos de negócios; Referências: Carta, SPC quando for uma instituição financeira, facebook; Entrevista final com setor requisitante: Entrevista totalmente técnica.
Turn Over: Rotatividade (Como se calcula). Nº de desligamento sobre nº de funcionários. O número de desligamento não pode passar de 10% ao ano.
Know-How: Conhecimento
Coaching: Treinamento/treinador. Feito pelo gestor.
Benchmarking: Multiplicar boas práticas para outros setores.
Head Count: Significa nº de funcionários (contagem de cabeça)
Headhunter: Caçador de talentos, que busca profissionais no mercado. Utilizado na área executiva, nível inicial, diretores, gestores.
Paradigma: Modelo ou padrão com o qual empresas querem romper.
Background: Conhecimento ou experiência prévios.
Turn Over: Rotatividade. Usado para medir a entrada e saída de funcionários.
Coaching: Treinador que orienta pessoas para atingir objetivos profissionais.
Empoderar: Dar mais poder e voz, delegar autoridade e responsabilidade.
Desligar: Palavra usada pelo RH para amenizar o peso do termo “demitir”.
Feedback: Retorno ou resposta
Competências: Termo “bonito” usado para falar de habilidades e talentos.
Otimizar: Oportunidade de aproveitar recursos e processos.
Sinergia: Integração, cooperação entre áreas para um fim comum.
Follow up: Fazer o acompanhamento ou ir atrás de uma resposta.
Colaborador: Funcionário ou empregado.
Assessment: Avaliação usada para medir as habilidades e potencias.
Cultura organizacional: Filosofia, práticas, missão e valores da empresa.
Treinamento: Está ligado a operação (específico/curto prazo)
Treinamento: -Quando o funcionário é admitido; -Quando são comprados novos equipamentos; -Quando há desperdício de matéria (inspetores, energia elétrica, verificar se as salas estão vazias); -Quando há retrabalho; -Quando a empresa implanta de uma nova tecnologia; -Quando a empresa implanta um novo modelo de gestão.
...