Recursos Humanos x Gestão de Pessoas
Por: prinlee13 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
O setor de Recursos Humanos, teve início no século XX com o intuito de reduzir os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais dos funcionários, cumprindo apenas as funções burocráticas, de acordo com Vizioli (2010, p. 18). Por volta dos anos de 1950 a 1960, "a área de recursos humanos, antes dedicada quase totalmente a tarefas burocráticas, concentra seu foco em "treinamento e desenvolvimento, na tentativa de formar gestores mais atentos ao lado humano da empresa." (Pequeno, 2012 p.8)
Segundo França, (2007 p. 11) a Administração de Recursos Humanos, que antigamente atuava de forma mecânica, vive uma realidade diferente e tem o desafio de conhecer e associar informações do ambiente externo.
Nos dias de hoje, é imprescindível que o profissional tenha facilidade para estabelecer relações que sejam proveitosas em todos os setores de uma organização, segundo Ribeiro (2005, p. 3). O autor afirma ainda que o profissional de Gestão de Pessoas deve visar a valorização dos profissionais e ter como objetivo atrair, reter, desenvolver e manter um eventual quadro de pessoas qualificadas e que, como um administrador de pessoal, é necessário que tenha uma visão holística de toda a organização e assuntos pertinentes a mesma e aos aspectos trabalhistas. (Ribeiro. 2005, p. 2).
De acordo com Soviensk e Stigar (2008, p.54) o setor de Recursos Humanos tem funções diferenciadas do setor de gestão de pessoas, sendo que o RH tem como finalidade promover, planejar, coordenar e controlar atividades desenvolvidas relacionadas à área. Já o setor de Gestão de Pessoas, tem como finalidade a formação do profissional de acordo com o perfil da empresa. Os autores ainda ressaltam que par desenvolver ações que são voltadas para o setor de Gestão de Pessoas, o gestor precisa ter uma "visão sistêmica, trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, planejamento, capacidade empreendedora, capacidade de adaptação e flexibilidade, cultura da qualidade, criatividade e comunicação, liderança, iniciativa e dinamismo." Soviensk e Stigar (2008, p.54)
...