Recursos humanos
Por: joaokapela • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.254 Palavras (14 Páginas) • 174 Visualizações
Sumário
1. Introdução
2. O que é Planejamento?
3. Tipos de Planejamento
4. Comparativo sobre planejamento
5. Importância do planejamento
6. Projeto de extensão coleta seletiva
6.1 Organograma
6.2 Fluxograma de processo (liberação da atividade)
6.3 Fluxograma horizontal de recebimento e separação de material
6.4 Diagrama de Gantt
7. Conclusão
Referências
Introdução
Para o administrador planejar torna-se indispensável, pois em meio a circunstâncias terá que apresentar soluções viáveis para a tomada de uma decisão.
E sendo assim, essa ATPS tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre o que é Planejamento e sua importância no meio organizacional. Onde teremos primeiramente que entender o que realmente é planejar e como o seu uso é indispensável tanto na gestão das empresas quanto no nosso dia a dia.
Sendo que Planejamento divide-se em três níveis:
- Planejamento Estratégico: Projetos, ações, que a organização ira desenvolver em um espaço de tempo.
- Planejamento Tático: Trabalha com a certeza e planeja em médio prazo.
- Planejamento Operacional: Trabalha com o “Já” e esta voltado para o ambiente da tarefa.
Onde veremos mais detalhadamente a seguir cada um deles.
O que é Planejamento?
Segundo Michaelis, planejamento é Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços.
Segundo Chiavenato (2004), o planejamento se constitui na primeira função do processo administrativo, permitindo o estabelecimento dos objetivos organizacionais em função dos recursos necessários para atingi-los de maneira eficaz. Ainda podemos definir Planejamento como ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica, a fim de alcançar determinado objetivo.
Além disso, podemos definir que planejar é fazer uso de recursos disponíveis de maneira eficiente, aumentando a produtividade seja de uma pessoa ou da organização. Também é o planejamento a primeira função administrativa de qualquer organização, ou seja, o planejamento serve de base para as demais atividades da empresa, no seu cotidiano como organização, controle, execução, etc.
Tipos de Planejamento
Podemos encontrar o planejamento em três tipos nas organizações que são:
- Planejamento Estratégico: Sempre em que se fala em planejamento estratégico é o mesmo que falar em algo ou em projetos que são de longo prazo. Ou seja, são projetos, ações, que a organização ira desenvolver em um espaço de tempo, por exemplo, de 2 a 5 anos, porém há casos que precisa de um tempo maior que esse.
Ou seja, planejamento estratégico é a formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução. Além disso, todo planejamento estratégico é discutido e formulado nos níveis hierárquico da empresa, é um processo continuo de tomada de decisão e não mais um plano feito.
Também, é composto por sete etapas que são:
- Determinação dos objetivos;
- Análise do ambiente externo;
- Análise organizacional interna;
- Formulação de alternativas;
- Elaboração do planejamento;
- Implantação e execução;
- Avaliação dos resultados.
- Planejamento Tático: Envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. É um planejamento mais limitado, níveis da hierarquia mais baixo do que o planejamento estratégico Gerentes / Executivos. Trabalha com a certeza.
Planejamento Operacional: Trabalha com o já, ou seja, este voltado para o ambiente da tarefa. Normalmente feita em horas, dias ou semanas. É o desdobramento do planejamento tático, é o nível mais baixo da hierarquia. Preocupa-se com o que fazer e como fazer. Seu nível departamental é Chefes / Supervisores.
Comparativo sobre planejamento
Segundo Marcio Garcia[1] o grupo entende que não existe uma forma padronizada entre as organizações de um modelo de planejamento estratégico, porém entendemos que alguns componentes fundamentais devem compor o planejamento estratégico. É o que vamos ver logo abaixo na visão de alguns autores.
O autor enfatiza a visão alguns conceitos sobre a visão no planejamento estratégico. Juntamente com a missão traçam a postura da organização e onde ela quer checar quais são seus objetivos e metas.
Além disso, defende que a missão reflete as intenções das organizações em sua atuação no mercado onde a empresa quer checar o relacionamento com os clientes assim como os seus valores. Segundo o autor é importante analisar nos próximos planejamentos estratégico basta apenas avaliar se a missão continua fazendo sentido na organização. Se sim não é necessário mudar, mas reafirmar.
...