Recursos humanos
Por: gracielee56 • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FABRICIANA MENDES RA: 446919
GRACIELE DA ASSSUNÇÃO MACHADO DA CONCEIÇÃO RA: 7986731359
LUCIANA COSTA SANTOS RA: 8139751675
MILENA MIRANDA RAMOS RA: 7707662970
GESTÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
São Luís
2015
FABRICIANA MENDES RA: 446919
GRACIELE DA ASSSUNÇÃO MACHADO DA CONCEIÇÃO RA: 7986731359
LUCIANA COSTA SANTOS RA: 8139751675
MILENA MIRANDA RAMOS RA: 7707662970
GESTÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Atividade prática supervisionada de Gestão Negócios Internacionais do Curso de Administração apresentado como requisito para obtenção de nota parcial, referente ao primeiro semestre de 2015, pela Universidade Anhanguera Uniderp pólo de São Luís.
Tutor Presencial: Helenaldo Souza
São Luís
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA NACIONAL 04
3 INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA 05
4 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO (INCOTERMS) 06
4.1 Nome, localização, porte, segmento, missão e valores da empresa 07
4.2 Os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa 08
4.3 Levantamentos que descreva as oportunidades de exportação 08
4.4 Mercado alvo 09
4.5 Descrição do cliente potencial 09
4.6 Informações referentes á forma de distribuição 09
4.7 Descrição das estratégias de promoção que serão utilizadas 10
4.8 Preço de comercialização e forma de pagamento 10
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um plano de internacionalização de uma empresa brasileira de biquínis “Vitrine Moda Praia” e promove a sua entrada no mercado internacional. Desta forma, foi construído um modelo de análise com alguns aspectos empresariais, estruturais e sistêmicos para aferir esse processo e analisar as condições que a empresa estudada possui para promover as suas exportações. O trabalho passa por um desenvolvimento da empresa Vitrine Moda Praia, bem como algumas das políticas públicas que incentivaram seu avanço. Também dão suporte ao trabalho aspectos que mostram a competitividade e internacionalização.
O processo de globalização permitiu a ampliação do comércio internacional de tal forma que ajudou vários países a crescerem muito mais rápido que teriam crescido caso essa expansão não ocorre ao longo do tempo.
O trabalho reunirá subsídios que apontam para oportunidades e processos de promoção das exportações e inserção no mercado internacional pela Vitrine Moda Praia, sob a ótica da perspectiva uma empresa exportadora de biquíni.
2 PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA NACIONAL
Nome da Empresa: Vitrine Moda Praia
Ramo de Atividade: Moda Praia (biquínis, maiôs, entre outros)
A empresa Vitrine Moda Praia, localizada na cidade de São Luís no Maranhão, atua no mercado há um ano na venda de moda praia com diversas estampas e modelos para ser também distribuídos para comerciantes revendedores. A empresa conta com sócios e funcionários.
Após superar seus objetivos no Brasil, a Vitrine Moda Praia pretende exportar para outros países com intuito de aumentar seu lucro e criar oportunidades de crescimento. A empresa fabrica cerca de 60 mil peças por mês, e tem potencial para fabricar o dobro do atual. No mercado interno o produto é bem aceito, inclusive por turistas de vários países, o que nos despertou a idéia de exportar.
Os biquínis são confeccionados com uma combinação de nylon e poliamida com fio de lycra para a formação da malha, que são idéias pra produção de biquínis e ficam perfeitos para arrasar no verão. As estampas devem seguir a tendência da moda, e ter cores variadas de acordo com cada estação, e ainda ser fabricadas em tamanhos diferentes que possam atender todas as idades e medidas corporais, com objetivo de atrair o público alvo.
Os biquínis serão exportados a Dubai na Ásia no valor de R$ 180,00 preço de revenda, será transportado via área, mesmo sabendo que via terrestre, marítimo sairia mais barato, mais seria mais demorado, então como a procura em Dubai Emirados Árabe é grande, será transportado via área, que acaba saindo praticamente no mesmo valor.
De acordo com as análises feitas por pesquisa de satisfação dos turistas observou que o produto atende necessidades dos clientes com relação ao preço e qualidade.
Após entrar em contato com o importador enviamos catálogos, listas de preços e condições de negociação e algumas amostras. Contando com a colaboração de alguns brasileiros que já atuam naquele país justamente com intuito de facilitar as atividades financeiras entre Brasil e Ásia.
Trabalhamos com a marca Salinas, a marca carioca Salinas foi uma das primeiras a se aventurar nos Emirados Árabes. Começou há três anos, com poucas peças em boutiques pequenas. Hoje, é o carro chefe da rede de praias, em Dubai. Engana-se quem tem em mente uma clientela tímida. “As mulheres de lá viajam o mundo, tem informação e consumem muito” conta estilista da Salinas. Com preço médio de U$$ 80, é uma sensação. As dubaienses não são fechadas para o mundo, mais as vigiada, com elas tangas no tem vez, elas usam tamanho grande do biquíni brasileiro, mesmo quando em corpinho de mignon.
...