Recursos humanos
Por: Drica de Souza • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE.....................................5
2.1.1 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO...................................................5
2.1.2 EMPREGABILIDADE.......................................................................................6
2.1.3 COMPETÊNCIA INDIVIDUAL E COMPETÊNCIA I ORGANIZACIONAL.......6
2.1.4 PROGRAMA DE COMPETÊNCIA...................................................................8
2.2 PLANEJAMENTO DE CARREIRA.........................................................................9
2.2.1 SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS.........................................9
2.2.2 DESENHOS DE CARREIRA..........................................................................10
2.2.3 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO...................................................................11
2.3 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL........................................................12
2.3.1 CAPITAL INTELECTUAL...............................................................................12
2.3.2 FORMAÇÃO E GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL...............................13
2.3.3 PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS DE NEGOCIAÇÃO.................................15
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................17
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é uma produção textual multidisciplinar e abrange três temas definidos: Gestão por Competência e Empregabilidade, Planejamento de Carreira e Desenvolvimento Organizacional. Trata-se de um pesquisa bibliográfica tendo como base, autores diversos da área e os materiais didáticos propostos pela Instituição.
No primeiro tópico serão apresentadas as principais tendências do mercado de trabalho; a definição de empregabilidade e como mantê-la; além de tratar sobre competência organizacional e individual com suas diferenças e seus tipos.
No segundo, há a descrição do sistema de administração de carreiras com seus diferentes tipos e a importância da avaliação de desempenho.
O último tópico apresenta o conceito de capital intelectual, sua composição e principais modelos de mensuração; além dos princípios e pressupostos de negociação.
Para concluir, foi colocada a importância de cada tema aqui desenvolvido para a formação do gestor de recursos humanos contemporâneos.
Pode-se definir competência como capacidade para desenvolver determinada atividade. Essa capacidade compõe-se por três itens, são eles: habilidade, conhecimento e atitude. Gestão significa administração, gerenciamento. A gestão tem como objetivo final o do crescimento de um grupo através de um esforço integrado de seus componentes que visam uma meta a ser atingida. Logo, por inferência, temos que Gestão de Competências é o ato de gerir ou administrar as competências de uma pessoa ou um grupo de pessoas. Ela é útil para que se alinhe os objetivos futuros da empresa à capacidade necessária para alcançá-los uma vez que, através dela, é possível verificar quais os pontos fortes e os pontos fracos de seu grupo e, assim, promover o fortalecimento das competências necessárias.
O Planejamento de Carreira é, em suma, a elaboração de um conjunto de passos que deverão ser dados durante a jornada profissional, com foco em um objetivo final de carreira; em outras palavras, o planejamento de carreira é todo um plano de qual caminho trilhar para atingir o ápice do sucesso profissional.
O Desenvolvimento Organizacional visa facilitar o avanço - o crescimento - de um (uma organização). De acordo com French e Bell, o desenvolvimento organizacional pode receber a definição de "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa."
Sendo assim, entende-se que o objetivo deste trabalho é mostrar como se integram estes métodos utilizados a fim de promover qualidade de trabalho dentro de uma empresa; tais métodos são focados diretamente nas equipes, muitas vezes indo do individual para o coletivo; eles visam fazer com que se aproveite ao máximo o tempo, energia, habilidades e recursos a fim de atingir altos objetivos não só da empresa, mas como dos funcionários também.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE
2.1.1 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MERCADO
O atual mercado de trabalho é extremamente exigente e a tendência é que isso aumente cada vez mais.
Há anos atrás, quando o assunto era emprego havia uma pedra de tropeço para muitas pessoas que não tinham determinadas competências e acabavam por ficar de fora do mercado. Agora, ainda vê-se que as pessoas sem qualificação tendem a ficar de fora do mercado de trabalho também ou conseguirem empregos com baixa remuneração. A diferença é que atualmente o mercado é cercado por um paradoxo; antes havia gente demais para vagas de menos - muito embora houvesse um grande número de pessoas consideradas não capacitadas para exercer determinadas atividades -; já nos dias atuais, o problema enfrentado é o de vagas demais para gente de menos.
...