Recursos materiais e patrimoniais
Por: Rafael santos silva • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Capítulo 02
Tecnologia: produto, processo, gestão e informação
Questões para discussão (pág. 59)
1 – Sim, pois vivemos na era da informação, onde o número de informações disponíveis é muito grande, dificultando seu gerenciamento. A gestão do fluxo de informações passa a ter um caráter estratégico na obtenção da vantagem competitiva, objetivo final de qualquer empresa.
2 – A evolução dos computadores, decorrente do desenvolvimento de microprocessadores cada vez mais potentes, colocou-nos numa fase em que a gestão do fluxo de informações - de bens intangíveis – passa a ser mais importante que a gestão de bens tangíveis, como estoque e instalações.
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Tecnologia: produto, processo, gestão e informação
3 – Não. A melhoria da eficácia da utilização da informação passa a ser preocupação de todos os colaboradores e não somente da alta gerência ou do pessoal da informática.
4 – É muito importante o pensamento sistêmico na vida do administrador de empresas, assim como a análise e melhoria de processos, qualquer que seja sua natureza – gerencial, contábil, comercial ou de produção. O desenvolvimento e atualização de mensurações objetivas de produtividade que permitam ações rápidas quando a mudança se faz necessária são cada vez mais importantes.
5 – Gestão ou administração é o processo de conseguir que as atividades sejam feitas de forma eficiente e eficaz com e por meio de outras pessoas. O sistema de gestão
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Tecnologia: produto, processo, gestão e informação
das informações é uma forma da empresa moderna se auto-administrar, pois sabe que está aí um dos caminhos para conseguir vantagens competitivas. Se relaciona de forma direta com a globalização, assim como com a era do conhecimento, ou era das informações.
6 – A automação dos processos gerenciais já é uma realidade em muitas empresas, agilizando os processos e garantindo credibilidade e eficácia. Para isso, devem ser considerados hardware, software, dados, especialistas e usuários da informação. O principal impacto social e nos empregos será a necessidade de maior capacitação dos recursos humanos.
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Tecnologia: produto, processo, gestão e informação
7 – O cliente do produto “aluno” é a sociedade, e a faculdade é a responsável pelas transformações e operações pelas quais este produto passará antes de ser entregue à sociedade. Sob este enfoque, a faculdade poderá preparar o aluno para o mercado de trabalho, com uma visão mais realista, e sempre atenta à sua grande responsabilidade em termos de qualificação profissional. Se a faculdade encarar o aluno como um produto para si mesma, corre o risco se tornar muito comercial, ou mesmo deslocada da realidade de mercado.
8 – Existem inúmeras tecnologias necessárias e viáveis de serem produzidas. Algumas delas se constituem em boas oportunidades de negócios.
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9 – a) Insumos: madeira, parafusos, tintas e vernizes; Saídas: móveis; Feedbacks: satisfação dos clientes
b) Insumos: remédios e equipamentos médicos; Saídas: pacientes saudáveis: Feedbacks: indicações de novos pacientes
c) Insumos: produtos a serem comercializados; Saídas: os mesmos produtos, em quantidades pequenas para cada consumidor; Feedback: a fidelidade do consumidor.
10 – a) Primeira fase: pesquisar as necessidades dos consumidores em relação ao eletrodoméstico em questão; Segunda fase: definir conceitualmente o eletrodoméstico, as funções que deverá desempenhar, e estabelecer o cronograma do projeto; Terceira fase: são desenvolvidos e testados diferentes modelos do eletrodoméstico; Quarta fase: é definido qual será o projeto de eletrodoméstico escolhido,
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selecionados os matérias para sua produção e estudado, preliminarmente, o custo. Quinta fase: análises detalhadas de engenharia, performance, manufatura e custos. Últimas fases: Produzir e testar um protótipo do eletrodoméstico, comercialização do eletrodoméstico e feedback dos clientes.
b) Primeira fase: pesquisar sobre a localização, tempo de entrega e sabores preferidos dos clientes; Segunda fase: definir conceitualmente a pizzaria, imaginando tamanho e recursos necessários (forno, entregadores, etc), estabelecer cronograma do projeto; Terceira fase: são preparados e testados diferentes modelos de pizza; Quarta fase: é definido o cardápio definitivo da pizzaria, selecionados os ingredientes necessários e estudado, preliminarmente, o custo.
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