TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reestruturação da embraeer

Por:   •  14/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CENTRO DE TECNOLOGIA

A reestruturação operacional da Embraer

ALUNO (S):

NATHÁLIA DRUSILLA - Nº 380500

BRUNO DANTAS GOMES – Nº 345411

PROF: MORGANA BARATTA

FORTALEZA – CE, 13 DE JANEIRO DE 2016.

1. Quais fatores contingenciais influenciaram a crise da Embraer antes do processo de privatização? Por que o foco na produção não assegurou a competitividade da empresa?

 Fatores contingenciais que influenciaram a crise: A crise fiscal brasileira e a redução no setor de defesa brasileiro após o fim da ditadura militar.

O foco na produção não assegurou a competitividade pois as aeronaves produzidas pela Embraer, naquele momento, já não tinham a modernidade requerida pelo mercado.

 

2. Como o projeto ERJ-145 surgiu? Como a empresa superou os obstáculos ao desenvolvimento do projeto? Quais foram as soluções encontradas pelos engenheiros e técnicos da Embraer para reduzir os custos de produção do ERJ-145?

O projeto ERJ-145 surgiu em 1980 quando empresas já clientes da Embraer solicitaram aeronaves mais modernas. Após o movimento de reestruturação da empresa em 1994, esse projeto tornou-se prioridade.

Para superar os obstáculos encontrados, a Embraer procurou reduzir custos de projeto e de montagem, prometendo um avião moderno e simples. Para o financiamento do projeto, a Embraer foi atrás de parceiros no Brasil e no mundo. Além da prática do trade in para atrair mais clientes.

Dentre as soluções encontradas para reduzir os custos de produção, estão a automação das linhas de montagem, a escolha de materiais comuns em detrimento de ligas metálicas mais caras e o emprego de realidade virtual.

3. Como o Centro de Realidade Virtual (CRV) pode contribuir para melhoria do processo operacional de aeronaves? Em sua opinião, qual é o arranjo físico mais adequado para a produção das aeronaves da Embraer?

O CRV contribui de forma significativa reduzindo o tempo de projeção de aeronaves, visto que os equipamentos presentes nesse centro permitem uma melhor visualização das peças e estrutura da aeronave, acelerando processos.

O arranjo físico que mais se adequa é o Layout de posição fixa, visto que a aeronave, devido ao seu grande porte, deve ser mantida em posição fixa enquanto está sendo processado. Além disso, este layout é adequado à necessidade de customização, que foi uma das mudanças chaves ocorridas na Embraer para aumentar sua competitividade no mercado.

4. Quais os critérios que foram levados em consideração na decisão acerca da localização das unidades produtivas da Embraer? Como é que a Embraer administra a sua cadeia de suprimentos?

O principal critério é a proximidade com a unidade de montagem final, de modo a reduzir custos de frente e acelerar a fabricação de aeronaves. As novas unidades que iam sendo instaladas, foram priorizadas localidades próximas às unidades já existentes.

A Embraer administra sua cadeira de suprimentos mantendo suas unidades próximas umas das outras. Além disso, a Embraer procurou trazer fornecedores para próximo de suas instalações de modo a agilizar a fabricação e a entrega de aeronaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com