Reflexão Sobre o Estudo de Caso da Sorveteria
Por: Raquiles • 31/3/2017 • Trabalho acadêmico • 584 Palavras (3 Páginas) • 3.152 Visualizações
Reflexão sobre o estudo de caso da sorveteria
No texto estudado foi apresentada uma análise SWOT composto da senguinte forma:
Forças: dias quentes, pessoas com sede, crianças, qualidade do sorvete
Fraquezas: dependência do clima, crianças derramam sorvete no carro, pessoas em dietas loja não atrai público em busca de qualidade.
Oportunidades: bebidas quentes, versão de baixa calorias, embalagens anti derramamento, atrair publico Premium
Ameaças: bebedouro público, loja simples/aparência ordinária, soda no leite, era glacial
Olhando atentamente para os itens listados na análise podemos perceber alguns equívocos nos termos. Partindo das forças percebe-se que é colocado como força pessoas com sede. Esse item não se encaixa nesse fator de força, pois uma pessoa com sede é mais inclinada a consumir um refresco ou água do que um sorvete. Assim esse item poderia ser eliminado mantendo os demais. Também poderia aumentar a lista colocando como alvo principal os jovens, que são um grupo de pessoas de numero grande e que gostam de consumir sorvete, representando uma força para o negócio.
Quanto às fraquezas destacamos a dependência do clima como fator que esta completamente fora da realidade. Já é consenso entres os pesquisadores de mercado que aqui no Brasil as pessoas consomem sorvete o tempo todo não tendo interferência do clima.
Outro fator que pode ser retirado da análise é criança derramarem sorvete no carro. Para tal ocorrência ser registrado na análise deveria ser algo muito recorrente, contudo isso é caso isolado e muito esporádico. os copos onde vem o sorvete deveriam ser de forma muito propícia a derramamento, mas ao contrário não são tão fáceis de derramarem.
N caso da dieta e aparência da loja, estão corretas e no caso da aparência merece uma atenção mais urgente, pois pode interferir muito no resultado final.
Quanto às oportunidades acerta em cheio quando coloca bebidas quentes como o café por exemplo. Essa não é uma bebida que agrada crianças, mas atrai os pais destas crianças que pagam pelo sorvete. Desta forma eles teriam um motivo a mais para estarem na sorveteria que é consumirem um café enquanto seus filhos consomem o sorvete. Na questão das embalagens anti-derramamento torna-se desnecessário, pois a embalagem padrão de sorvete já é anti-derramamento, assim investir nesse produto, somente representaria um aumento no custo de fabricação do produto.
Talvez tenha faltado nas oportunidades a aumento de sabores, além da versão apresentada de baixa caloria. O aumento de sabores representa um volume maior nas vendas, já que muitos gostam de experimentar mais de um sabor.
No caso das ameaças há outro equivoco que é bebedor público que em nada ameaça a sorveteria, volta ao mesmo ponto de associar sede ao consumo. Quem consome sorvete não deixa de consumir porque saciou sua sede com água ou outro refresco. O sorvete por si só traz o consumidor seja dia quente ou frio, o sabor atrai as pessoas. Também estão fora da realidade a era glacial porque como foi dito acima o sorvete também é procurado e soda no leite não é costume no Brasil e pouco conhecido. Desta forma esses dois itens
...