Relatorio matematica financeira
Por: nuriaperes • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 593 Visualizações
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
RELATÓRIO MATEMATICA FINANCEIRA
ANA MARIA ALVARES MACEDO
FERNANDO DE ARAUJO FERREIRA
NURIA PERES BATISTA
GOIÂNIA
2017
INTRODUÇÃO
Com diversas aplicações no mercado econômico, a matemática financeira faz-se presente na rotina diária dos indivíduos com o objetivo de transmitir o conhecimento e melhorar a vivência com os conteúdos sejam atingidos de forma eficaz e satisfatória. Ao dispor, apresentam-se as taxas de juros que movimentam as transações financeiras rotineiras e as formas para sanar todo e qualquer tipo de obtenção de capital para sustentabilidade econômica das organizações e/ou pessoas que venham a almejar ascensão comercial ou pessoal.
Neste relatório analisaremos a empresa escrita no CNPJ 00.069.674/0001-42 de nome fantasia: Posto Conquista e razão social: Auto Posto G & Rezende
OBJETIVO
- Pesquisar um estabelecimento comercial que vende com a possibilidade de pagamentos futuros.
- Verificar como os juros são incluídos nos pagamentos futuros.
- Verificar se há existência de um sistema ou se e o próprio vendedor que calcula o juros.
METODOLOGIA E ANÁLISE
O método de abordagem escolhido é através de questionário, aplicado face-a-face com o entrevistado que e funcionário do Auto Posto G & Rezende, Lucas que ocupa o cargo de Gerente do Posto.
No Auto Posto G & Rezende não aceitam cartões de credito, trabalham com cheques e notas promissórias e dinheiro à vista.
Não existe um programa específico que calcule os juros, a cada 25 dias é feito uma revista nas notas promissórias e separadas aquelas que estão perto de vencer e as notas que iram vencer nos próximos 07 dias e o valor cobrado com 30 dias de atraso e de 10% de juros.
As notas promissórias são cadastradas em um sistema criado pelo próprio posto de gasolina no programa Word do sistema Windows da Microsoft.
Quem calcula os juros e o gerente do estabelecimento, nota-se que esse valor foi apensas um valor estipulado pelo dono da empresa, pois não se tem conhecimento total sobre o que está sendo feito. Não existe controle se a empresa está lucrando ou tendo prejuízos com essa forma de cobrança pois não há nenhum material de apoio, tabela ou programa que ajude a fazer esse cálculo.
...