TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Produto e função produção

Por:   •  27/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Organização da produção - Fabiano Galão

Giuseppe Marquezi Luppi – giuml@hotmail.com

  1. INTRODUÇÃO

A busca da competitividade pelas organizações tem gerado novas práticas gerenciais, como o uso de novas tecnologias, novos sistemas e inovação. O crescimento no conhecimento e evolução dos métodos tem colocado a visão estratégica, capacidade de tomada de decisão para atingir os objetivos propostos da empresa com antecedência em situação de incerteza, como exigência para a obtenção de resultados satisfatórios na gestão empresarial. As diversas áreas funcionais trazem suas contribuições para a gestão estratégica, entre elas, a produção. As empresas podem ter como referência conceitual o reconhecimento da produção como propulsor da competitividade e consequentemente como impulsionadora das definições estratégicas (CORREA, 2012).

A partir do ponto em que a produção é um fator primordial para manter na frente de seus concorrentes se faz necessário definir conceitos. A função produção tem como atividade reunir recursos e matérias-primas que serão transformados em bens e serviços, sendo a mesma, a função central dentro de qualquer organização, uma vez que a razão de sua existência é a produção de bens/serviços (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009).

Assim, a relação produto e produção é mais simples de ser analisada devido ao fato de todas as etapas gerarem o produto. Para produzir um produto é necessário analisar a demanda e relacioná-la com as movimentações de entrada e saída. O presente trabalho tem como objetivo definir a relação produto-produção. Com base nessa definição fazer um levantamento dos fatores condicionadores de demanda, com a função produção e organização empresarial.

  1. CONDICIONADORES DE DEMANDA

Dentro da administração de empresa, encontramos o CPD (customer demand planning – planejamento da demanda do cliente). Processo que se inicia com previsões parciais. Com o CPD as equipes de vendas fazem o planejamento do negócio, formulam previsões para planejamento de serviço, produção, estoque e receita.  A previsão pode ser entendida como o procedimento de concepção da perspectiva mais provável de como será o comportamento da clientela, baseando-se em um conjunto de suposições em tecnologia, concorrentes, marketing, custos (KRAJEWSKI; RITSMAN; MALHOTRA, 2009)

Assim, pode-se entender que a demanda depende de alguns fatores, sendo eles fatores internos e externos. Por outro lado, tanto os fatores internos e quanto os externos são subdivididos acarretando em diferentes previsões de demanda. Existem ferramentas, por exemplo, software que auxiliam nesse controle de previsão e, quanto maior a confiabilidade dos dados junto a maior quantidade de variáveis conhecidas, mais precisamente será a demanda prevista. (GAITHER; FRAZIER, 2010)

  1. IDENTIFICAÇÃO

O prognostico de eventos futuros é uma previsão, usando para propósito de planejamento. Dessa forma, fazer o monitoramento do ambiente com a finalidade de compreensão das influências, sejam elas internas ou externas, é de extrema importância para o funcionamento da organização. Segundo Krajewski, Ritsman e Malhotra (2009) os métodos de previsões pode ser o qualitativo, ou seja, utilizam como base a experiência administrativa e avaliações dos clientes, enquanto os modelos matemáticos usam os dados históricos disponíveis da organização

Na teoria é possível encontrar alguns padrões de demandas existentes. Com as observações da repetição de uma previsão de um produto ou serviço se forma as conhecidas séries temporais.  A difícil tarefa da tomada de decisão em prever a demanda é um grande desafio para as empreses, e esses modelos auxiliam no caminho de escolha da entidade. São elas:

  • Horizontal: os dados flutuam ao redor de uma constante média;
  • Tendencial: o aumento ou a redução consistente dos dados;
  • Sazonal: um padrão de aumento ou diminuição da demanda de caráter repetitivo;
  • Cíclico: em períodos mais longos de tempo, aumento ou diminuição gradual de maneira menos previsível;
  • Aleatório: variação imprevisível da demanda.
  1. FATORES

A demanda influencia a relação produto-produção, visto que a demanda é definida como a quantidade de um qualquer bem ou serviço na qual consumidor deseja adquirir em um determinado período de tempo (VASCONCELLOS; GARCIA, 2008). Dessa forma, a emprese faz suas projeções, seja para bens ou serviços, com vantagem competitiva para atender as expectativas de seus clientes. Essa demanda está diretamente relacionada com o seu modo de gerenciamento, por exemplo, a missão, visão e os valores são fatores condicionadores de demanda.

Gerentes de diferentes organizações fazem as previsões de demanda sobre inúmeras variáveis. Eles avaliam a concorrência, tempo de processamento, mudanças nas normas, fornecedores, opiniões de especialistas, experiência acumulada, técnicas de séries temporais e entre outros. Dessa forma, observa-se que existem incontáveis possibilidades e caminhos para os gerentes se basearem a fim de obter a previsão de demanda sobre algo específico.

 Tais variáveis, podem ser classificadas em internas e externas. As externas também são comumente conhecidas como forças externas do ambiente, que afetam o desempenho da organização e consequentemente a demanda dos produtos. Para este caso, encontramos seis variáveis incontroláveis, pois diretamente a organização não pode controla-las, enquanto as internas, a organização é capaz de administrar. As seis variáveis incontroláveis podemos encontrar a seguir:

  • Demografia: população no geral, classe social, gênero, religião;
  • Economia: inflação, taxas de câmbio, renda;
  • Tecnologia: o avanço da tecnologia pode tornar produtos obsoletos e cria a necessidade contratação de mão de obra especializada ou capacitação do funcionário atual;
  • Política e leis: regulamentos e regras alteram a demanda, necessário o cadastro no regime nacional, alvará de funcionamento e também salários base;
  • Ambiente natural: responsabilidades da empresa com o meio ambiente, seja na compra de matéria prima, descartes de resíduos, poluição, reciclagem e logística reversa;
  • Ambiente cultural: forma do modo como as pessoas vivem na sociedade, em um ambiente sem violência, recreação, consumo saudável, porte da cidade.

Por meio da identificação por parte da empresa quanto aos fatores condicionadores de demanda ocorre o posicionamento dos produtos ofertados pela organização. O objetivo da previsão é definir como será o comportamento do mercado e como vai se comportar a demanda futuramente realizando estimativas. A função produção pode ser alterada com a finalidade implementar novas estratégias e assim atingir os objetivos de médio e longo prazo.

  1. FUNÇÃO PRODUÇÃO

3.1 OBJETIVOS DE DESEMPENHO

O papel da função produção dentro de uma organização é a eficiência, utilizar de maneira correta os recursos para atingir os objetivos, sejam eles curto, médio, ou a longo prazo. Ela também é responsável pela competitividade da empresa no mercado, fornecendo uma taxa de resposta rápida aos consumidores e ainda desenvolve as capacitações na qual a coloca a frente dos concorrentes.  A função produção apresenta alguns objetivos principais de desempenho, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com