Resenha: A Motivação na relação ser humano – Trabalho
Por: JOHAB16 • 15/9/2017 • Resenha • 442 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
RESENHA
Moreira, Normando dos Santos
Universidade Estácio de Sá
Professor do Curso de Graduação em Administração
normando.moreira@gmail.com
Título: A Motivação na relação ser humano – Trabalho
1 INTRODUÇÃO
Edson Hiining, Mara Cristine Kich y Adriano Sergio Cunha (2016): “A motivação na relação ser humano – trabalho”, http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/trabalho.html.
Edson Hiining, Mara Cristine Kich y Adriano Sergio Cunha (2016): “A motivação na relação ser humano – trabalho”, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, (enero-marzo 2016). En línea: <http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/01/trabalho.html>
<http://hdl.handle.net/20.500.11763/CCCSS-2016-01-trabalho>
2 METODOLOGIA
Pesquisa de natureza aplicada, com a abordagem do problema qualitativa e quantitativa com objetivos exploratórios. Em sua elaboração, os procedimentos de pesquisa são bibliográficos e com a elaboração e aplicação de questionário, em uma pesquisa de campo que busca elucidar do ponto de vista prática e que se ilustrou com a teoria.
Elaborou-se um questionário com 34 perguntas e foram respondidos por 80 pessoas ( distribuiu-se questionários para cerca de 125 pessoas, porém, 80 pessoas responderam).
A pesquisa foi aplicada em várias empresas da região metropolitana de Florianópolis em Santa Catarina, nos diversos segmentos de mercado de serviços, indústria e comércio, para verificar resultados reais do que se demostrou na teoria no decorrer do presente trabalho.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com a pesquisa realiza 56% da amostra pertencem ao sexo feminino e 44% são do sexo masculino.
Há uma predominância no estudo, com faixa etária entre 18 a 25 anos.
A maioria das empresas que participaram da amostra com 56% são de segmento de serviços.
33% dos pesquisados possuem de 1 a 2 anos de trabalho na empresa e, 23% da amostra têm de 2 a 4 anos.
Apenas 9 % de toda a amostra são de pessoas que trabalham nas empresas a mais de 4 anos, demostrando predominância de pessoas com pouco tempo de experiência profissional.
Com relação à motivação, menos que 50% consideram se motivados. Onde 43% dos colaborados colocaram com relação aos aspectos relacionados informações institucionais tais como informações fornecidas pela empresa tais como abertura de novas lojas, conquista de novos mercados, prêmios recebidos pela empresa, objetivos a serem cumpridos, regras e procedimentos e 57% não estão satisfeitos em esse item.
4 CONCLUSÃO
Percebeu se que nem todas as organizações possuem bem definido nas suas práticas de recursos humanos, a questão da motivação no ambiente de trabalho. Por isso, a partir da reflexão , entendeu seque deve se criar ferramentas para não ficar pra trás num mercado tão competitivo, como é o atual. O presente trabalho tem como ideal chamar à atenção para a necessidade de motivação no contexto organizacional.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Jéssica Camila Monteiro dos. A Importância do Líder Para Um Ambiente Motivador Visando ao Desenvolvimento Profissional dos Colaboradores. 2015. Disponível em: <http://177.107.89.34:8080/jspui/handle/123456789/291> Acesso em Ago. 2017
...