Resenha - Artigo
Por: Amandaravilla • 1/6/2017 • Resenha • 742 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
Centro de Ciência e Tecnologia
Curso de Engenharia de Materiais
Fundamentos da Administração
Profº Ingrid Mazza
Aluno: Amanda Ravilla V. Xavier
BARBOSA, G. S.; O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008.
Disponível em: http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desenvolvimento_Sustentavel_Gisele.pdf
TEMA: O desafio do desenvolvimento sustentável
CONCEITOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS:
Sustentabilidade: termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável: Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Sustentabilidade no ambiente urbano: A sustentabilidade ambiental urbana, se concebe como um atributo sistêmico dos espaços, paisagens e territórios, considerados como sistemas ambientais. É partindo desta premissa que se considera o desenvolvimento urbano sustentável, como um modelo que pode ser considerado a partir de diversas interpretações político-ideológicas.
SÍNTESE
O estudo em questão faz referência a área de desenvolvimento sustentável, no qual instiga uma reflexão sobre as definições e importância desse tema no contexto atual do desenvolvimento das cidades brasileiras. A perspectiva de desenvolvimento sustentável do autor foi embasada no contexto histórico do termo, o que facilita a compreensão do leitor.
A cronologia feita busca reunir os principais fatos e deixar claro o conceito do termo em questão. Assuntos como pobreza urbana, a necessidade de descentralização das aplicações de recursos financeiros e humanos, e a necessidade do poder político favorecer as cidades em sua escala local foram destaque do relatório Brundland, documento considerado inovador para época que fora lançado, pois foi o primeiro a trazer para o público o conceito de desenvolvimento sustentável, sendo firmado na Agenda 21, documento desenvolvido na Conferência “Rio 92”. Porem ao longo do texto fica evidente que o documento apesar de deixar a desejar foi de extrema importância para se pensar a cerca de buscar novas formas de desenvolvimento econômico, onde não exista a redução de recursos.
Após uma introdução de como se deu a definição do termo Desenvolvimento sustentável, fez-se uma especulação do que seria sustentabilidade. Dentre variadas citações no que se refere ao significado do termo, o autor deixa claro o que foi adotado para o texto, utilizando a classificação de Sachs (1993), esta divida em cinco: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ecológica, a sustentabilidade social e a sustentabilidade política.
Aspectos relacionados ao meio ambiente são colocados em questão com mais detalhes, quando o autor retoma discussões sobre o relatório Brundland, transcrevendo detalhes do mesmo, que avaliou a capacidade da ambiente em absorver os efeitos causados pela atividade humana, e afirmou que a pobreza já pode ser considerada como um problema ambiental e como um tópico fundamental para a busca da sustentabilidade.
...