Resenha Compliance
Por: Aurilene Oliveira • 29/10/2019 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Campus de Palmas.
Curso: Gestão Pública
Disciplina: Teoria Geral da Gestão Pública
Prof.: Lourival Gonçalves da Glória
Acadêmica: Aurilene Pereira de Oliveira
Resenha
GRANJA JUNIOR, Joseane Menezes. Atividades Complementares e TCC. Semana Acadêmica de Gestão Pública. Palmas – TO, 12 de setembro de 2019.
Assis Júnior, Carlos José de. Controle Externo: práticas de fiscalização a priori e concomitante. Semana Acadêmica de Gestão Pública. Palmas – TO, 12 de setembro de 2019.
GEO, Junior. Palestra: Função e Influência do Parlamentar na Administração/Gestão Pública. Semana Acadêmica de Gestão Pública. Palmas – TO, 13 de setembro de 2019.
DIAS, Willian de Sousa. Compliance no IFTO. Semana Acadêmica de Gestão Pública. Palmas – TO, 13 de setembro de 2019.
A II semana acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública teve como objetivo oportunizar o debate dentro da instituição, sobre a temática “Compliance na Gestão Pública”, buscando construir caminhos que levem à qualificação dos serviços públicos. O evento teve como público alvo principal alunos dos cursos de Gestão Pública e Técnico em Secretariado do IFTO além de demais interessados. O primeiro dia da II SAGEP foi aberto com a apresentação musical da banda Los Chapeleiros. Logo após Regina de Sousa e Silva presidente do Observatório Nacional de Palmas, deu início a primeira palestra da noite tendo como tema. Compliance na Gestão Pública. A palestrante abordou o tema com foco no cenário atual do Brasil especificamente na administração pública. Onde iniciou-se a palestra explicando a definição de Compliance que é estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos de uma organização ou seja atender aos normativos dos órgãos regulamentadores de acordo com as atividades desenvolvida pela administração bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer na organização. Também explicou como funciona a atuação do Observatório Nacional em Palmas que é fiscalização e acompanhamento dos gastos públicos em nível municipal. Ela mencionou ainda alguns exemplos de obras paradas que retornaram a sua construção devido a fiscalização do Observatório. Finalizou sua apresentação convidando as pessoa a fazer parte do OBS. Dando Continuidade a programação seguiu-se com a segunda palestra da noite feita pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Antônio Luz com a palestra: Orçamento do IFTO e o Programa Futura-se. Ele iniciou a palestra falando como é o processo para adquirir verbas para manutenção da Instituição onde primeiro cada campus faz o planejamento e elabora um PPA depois de pronto manda para reitoria onde a administração geral do IFTO vai montar o plano geral da instituição o plano tem que conter todos os gastos desde a limpeza até a compra de materiais e pagamento de funcionários. Feito o plano encaminha-se para o governo analisar se aceita ou não a proposta. Explicou ainda a forma como o governo repassar os recursos que são dividido em parcelas onde uma parte se recebe no início do ano e a outra parte no meio do ano. Abordou ainda a situação atual do IFTO mostrando gráficos comparativos e explicando como o corte de verba vem afetando a instituição. Destacou ainda que apesar dos cortes a Instituição não vai fecha tranquilizando os alunos que tinha questionado sobre essa possibilidade. Posteriormente finalizou a palestra falando do programa futura-se que propõe estimular as instituições captem recursos próprios para auxiliar na sua manutenção. Esses recursos poderiam ser patentes, doações que empresas nacional e internacional queiram fazer para a Instituição dentre outros meios.
...