Resenha Historia de Goias
Por: Arildo Morgado • 14/4/2019 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 1.121 Visualizações
Com base no texto, O conceito de decadência e a decadência do conceito de Nars Fayad Chaul (2001), faça um texto dissertativo-argumentativo, como no mínimo de 15 linhas e no máximo de 30, abordando os seguintes aspectos:
1. Quem ajudou a construir a ideia de que Goiás era e ainda é (porque muitas pessoas ainda pensam assim) atrasado e decadente em relação as outras regiões do território brasileiro?
2. Quais os motivos que alegam/alegavam para sustentar a referida ideia?
3. Como a historiografia contemporânea está revendo tal concepção?
Desde 1726, início do processo de mineração em Goiás percebe-se vários indícios de falcatruas e desorganização econômica e extrativista, como por exemplo o contrabando de ouro. Logo, a administração pública era defasada por ter diversos limites no exercício do poder, resultante da precariedade da infraestrutura e ausência de policiamento comparado a outros estado.
O território goiano era caminho dos viajantes estrangeiros que o enxergavam como retrato da decadência, uma terra que não possuía condições mínimas para se desenvolver, um povo considerado ocioso e triste realidade do isolamento nacional.
Vários argumentos surgiram para tecer o fracasso do povo goiano. O primeiro pode-se citar a falta de estradas dificultando assim a comunicação com a capitania, vale lembrar também da ociosidade, refletida na preguiça da gente do Sertão Goiano, consequência do declínio do ouro e o advento dos problemas enquanto a questões raciais.
Nos anos 30, há a busca da reconstrução do sertão goiano, pela necessidade da criação de um Estado melhor e bem visto. Marco inicial desta decisão é a construção de Goiânia em 1933 e a transposição do mineração para a economia agropastoril.
Por fim na atualidade percebe-se a luta constante pela instauração de um Estado moderno e totalmente diferente do supracitado, através do pensamento “progresso dentro da ordem” defendido por Pedro Ludovico e seu grupo político.
...