Resenha: Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de projetos
Por: janaina.aragao • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Curso: Administração – Noite
Professora: Amanda Conrado
Disciplina: Planejamento e Projeto
Aluna: Janaína de Sá Aragão
Resumo: Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de projetos
Fortaleza, CE.
2017.1
Resumo
1-Introdução
O projeto é um esforço temporário com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Dessa forma, os projetos possuem início e fim definidos, e o termino do projeto só é encerrado quando consegue alcançar os seus objetivos, ou quando uma das partes pretende encerrá-lo porque considerar o projeto vantajoso para organização ou para os particionadores. Cada projeto tem sua peculiaridade que produz um resultado único.
O gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, de habilidades, ferramentas e técnicas relacionada ao projeto para atender seus objetivos. O gerenciamento de projetos consistem em cinco etapas:
- Iniciação.
- Planejamento.
- Execução.
- Monitoramento e controle.
- Encerramento.
Essas cinco fases são dependentes e executados em cada projeto e interagem entre si. O gerenciamento organizacional de projetos é uma estrutura da estratégia corporativa com o objetivo de melhorar o desempenho e de atingir o sucesso organizacional corporativo.
O gerenciamento de portfolios consiste administração de projetos, programas, sub portfólios com o fito de alcançar os objetivos estratégicos. Os processos são constantemente utilizados como um planejamento da organização estratégicos para que ela consiga alcançar os seus objetivos desejados.
Um escritório de projetos é uma organização que tem como objetivo melhorar e padronizar os processos e os planejamentos de processos. Ele se divide em três tipos: de suporte, de controle e diretivo.
O gerenciamento de projetos, de operações e da estratégia organizacional são responsáveis pelo controle e pelo desenvolvimento econômico de uma empresa. Essa administração consiste em fazer escolhas sobre recursos, ponderar os objetivos e as alternativas.
Os projetos e os programas são esforços empreendidos com o objetivo de alcançar estratégias e metas para a melhoria dos processos nas organizações. No entanto, algumas políticas organizacionais pode facilitar ou dificultar o gerenciamento de projetos dentro de uma empresa. Todavia, é a estratégia organizacional que deve nortear o gerenciamentos de projetos, já que esses existem para melhorar os processos e as estratégias organizacionais.
O gerenciamento dos custos do projeto envolvem o planejamento, os orçamentos, os financiamentos e os controle dos custos, de modo que o projeto possa está dentro do valor orçado do negócio. Por meio do gerenciamento de programas e projetos que a organização poderá alinhar o alcance de seus objetivos, reduzindo assim, seus custos com falhas no processos e nas metas organizacionais.
O gerente de projetos é responsável pelos resultados dos programas que ele está coordenando. O papel desse gestor é extremamente estratégico e suas habilidades consistem no conhecimento, no desempenho e na habilidade pessoal. O gerente de projetos é responsável por realizar a integração do trabalho, da construção de equipes, estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os envolvidos, gerenciar os conflitos.
2-Influências organizacionais e o ciclo de vida de um projeto
A cultura de organização influencia o modo como os projetos são executados. O estilo, os valores e maturidade da organização influencia diretamente a execução do gerenciamento de projetos, sendo sua cultura moldada também por seus funcionários e a experiência adquirida por eles. Além disso, a comunicação organizacional é extremamente importante para o aperfeiçoamento do gerenciamento de processos dentro de uma organização.
O modelo da estrutura organizacional de uma empresa pode facilitar ou dificultar o gerenciamento de projetos de cada empresa. A organização funcional clássica pela a departamentalização por especialidades e chefias. Já as organizações matriciais são uma mistura das funcionais e das projetizadas. A estrutura de projetos se caracteriza pela a organização e o esforço da organização em projetos. Já aquela que possui todas essas características são chamadas de compostas.
...