Resenha habilidades para gerenciamento de projeto capitulo do Livro de Kim Heldman
Por: Jean Matheus • 21/10/2017 • Resenha • 944 Palavras (4 Páginas) • 806 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: fundamentos: um guia prático para quem quer certificação em gerência de projeto / Kim Heldman; tradução de Luciana do Amaral Teixeira. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 – 1-ª reimpressão.
O presente capítulo discorre sobre as habilidades fundamentais para gerenciamento de projetos. São salientadas práticas importantes como comunicação, organização, gerenciamento do tempo e informações, definição de prioridades e suas ferramentas de aplicação. O texto é composto por aproximadamente quatorze tópicos, com uma linguagem de fácil compreensão.
É necessário que o gerente de projetos disponha de diversas habilidades para gerenciar os processos, ou seja, precisa ser uma pessoas versátil, que saiba fazer de tudo um pouco. Sendo assim, não precisa ser especialista em determinada tarefa, podendo integrar em sua equipe os colaboradores próprios para o desempenho de tais atividades.
Uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma projeto é a comunicação, pois, o gerente realizará constantemente comunicação oral e verbal com sua equipe. Do mesmo modo, a habilidade de organização irá contribuir para o andamento do projeto, inclusive no que se refere ao gerenciamento do tempo e de informações. Quanto a gerência do tempo, é indispensável estabelecer prioridades no cumprimento das tarefas. Nesse contexto o gerente pode utilizar ferramentas como, lista de tarefas, agenda, caderno de notas, de modo manual ou eletrônico.
Em relação aos problemas que surgem durante os projetos, é necessário que o gerente defina as prioridades para resolução, por meio da identificação de quatro zonas, em outras palavras, a zona de combate a incêndios, relativo a problemas que geram outros, zona de planejamento, revisando a cada dia as tarefas que precisam ser realizadas, zona de desperdício de tempo, relacionado a ocorrências e informações desnecessárias para o fluxo do projeto, e por último a zona de procura um novo emprego, momento em que o gerente sente-se desmotivado e precisa buscar novos desafios.
No que se refere ao gerenciamento de informações, a dica é gerenciar uma fonte de informações de cada vez, por exemplo, primeiro o e-mail, depois as correspondências, mensagens telefônicas e assim por diante. Além disso, agrupamento de informações em subpastas facilita o melhor gerenciamento das tarefas.
Desse modo, selecione um tempo para verificar os e-mails e mensagens telefônicas, para não perder tempo com o excesso de informações, organize os e-mails em pastas com cores diferentes e apague as mensagens que não irá ler, assim o fluxo de trabalho será otimizado. Além disso, utilize listas de verificação, informe-se antecipadamente sobre as pautas das reuniões, utilize ferramentas de organização em mãos para não ficar sobrecarregado com informações e perder o controle dos processos.
Existem algumas habilidades gerais são indispensáveis para o gerenciamento de projetos, como elaboração de orçamentos e planos chefia de equipes, comunicação e suporte aos clientes e fornecedores, conhecimento sobre contabilidade, monitoramento de atividades, liderança e gerenciamento, capacidade de motivar e manter as pessoas concentradas nas tarefas, delegar poderes, atribuir responsabilidades, negociação e resolução de conflitos.
Mais uma vez é destacado a importância da comunicação no gerenciamento do projeto o alcance de resultados satisfatórios. Isto ponto, a comunicação deve ser realizada constantemente com os stakeholders do projetos. Para isso, são apresentados os métodos de comunicação verbal e escrita e suas particularidades. Na comunicação verbal deve-se priorizar o uso da linguagem informal, quando estiver lidando individualmente com um membro da equipe, já no caso de reuniões, utilize linguagem formal para transmitir seriedade e importância.Na comunicação escrita seja conciso e informativo no envio de mensagens por e-mails, priorizando a linguagem formal para evitar distorções no conteúdo da mensagem.
...