Resenha do Artigo: “Entrepreneurship education: emerging trends and challenges for the 21st century”
Por: Torricello • 25/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.783 Palavras (8 Páginas) • 122 Visualizações
MG900 – Turma A
Resenha do Artigo: “Entrepreneurship education: emerging trends and challenges for the 21st century”
Donald F. Kuratko (2003)
- Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; ok!
- Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;ok!
O artigo O aprendizado do empreendedorismo: tendências emergentes e desafios para o século 21 (tradução livre de “Entrepreneurship education: emerging trends and challenges for the 21st century”) foi elabora por Donald F. Kuratko em 2003 com o apoio da Fundação Coleman para a Associação Americana de pequenos negócios e empreendimento (tradução livre de U.S. Association of Small Business & Entrepreneurship). Como o próprio nome do artigo já diz, o objetivo central é mostrar as tendências e desafios no ensino do empreendedorismo no século XXI. O fato de expansão do empreendedorismo com o crescimento de novos empreendimentos, além de se tornar uma poderosa força econômica, impulsionou o aumento do número de instituições de ensino com cursos e programas no tema. Neste ponto, deleita-se a necessidade desta pesquisa em poder compreender e visionar o cenário dos cursos de empreendedorismo e evidenciar suas barreiras de melhoria.
- Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; ok!
A pesquisa está estruturada em 8 sessões e inclui o apêndice, totalizando 39 páginas. A primeira sessão o autor se preocupa em definir o empreendedorismo em termos teóricos bem como a importância do mesmo para a economia de mercado. A sessão dois indica três principais fontes de informação no processo de pesquisa no empreendedorismo: conteúdo teórico, observação direta e contato com o empreendedor. Os temas que possuem maior tendência nestas pesquisas são relatados na sessão quatro. Nas sessões quatro, cinco e seis o autor dedica-se a descrever o movimento da educação em empreendedorismo, demonstrando as razões de o movimento ter crescido, o seu histórico e o cenário atual no contexto de ensino. Na sétima parte, o autor relata sobre os desafios e as preocupações para o ensino do empreendedorismo listando 5 assuntos que devem ser tratados a priori. A conclusão da pesquisa aparece na 8ª e última parte. No apêndice, são apresentados os cursos e temas reconhecidos pela Associação Americana de pequenos negócios e empreendimento (tradução livre de U.S. Association of Small Business & Entrepreneurship).
- Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
Na primeira parte do texto, o autor faz a definição de empreendedorismo que pode ser resumida em um “conceito integrado que permeia negócios individuais de uma forma inovadora” e também já inicia no leitor a ideia de que a característica de busca por oportunidades, assumir riscos e ter a tenacidade para forçar uma ideia à sair do papel e virar realidade, pode ser desenvolvida nos indivíduos.
É nesta parte também que o autor frisa o quão importante é o empreendedorismo para a criação de postos de trabalho, pois assumindo os riscos de lançamento de novas ideias, e neste caso novos empreendimentos no mercado (sejam eles de pequeno, médio ou grande porte), as consequências serão as criações de novos postos de trabalho, e isto impacta de forma ativa no desempenho econômico do país. Um exemplo para esta situação acima, é dos Estados Unidos, onde o autor confirma que o sucesso da economia do país está ligado à pelo menos 3 componentes empresariais:
- Grandes empresas tornando-se aprendizes, reinventando seus processos adaptando-se e reestruturando-se aos novos moldes de mercado;
- Florescimento de novas empresas;
- Fundação/criação de milhares de empresas menores, incluindo em seus funcionários mulheres, minorias e imigrantes.
Na segunda parte, o autor comenta sobre o esforço dos pesquisadores em aprender cada vez mais sobre o empreendedorismo e para isto, apresenta as três principais fontes de informação:
- Publicações: revistas acadêmicas, resumos, livros ou capítulos sobre empreendedorismo, biografia de empreendedores, jornais ( Business Week, Forbes, Fortune e The Wall Street Journal), revistas de investimento ( Black Enterprise, Entrepreneur, FSB, Inc., and Family Business), boletins informativos, conferências, publicações do governo
- Observação Direta: entrevistas, pesquisas e estudos com os empreendedores. O objetivo é buscar com a experiência deles, características e personalidades dos empreendedores, para auxilio na perspectiva
- Palestras e Discursos de empreendedores: fornece uma oportunidade para aprender sobre a perspectiva empresarial
É apresentado na terceira parte, alguns temas emergentes nas pesquisas e educação voltados ao empreendedorismo como por exemplo: financiamento de risco, estratégias empresariais, variedade entre os tipos de empresários, riscos e compromissos de uma carreira empreendedora, etc.
Ao falar sobre emergência da educação de empreendedorismo na quarta parte, o autor relata o aumento explosivo do empreendedorismo no campo da educação, em virtude de dados tais como: quase 80% dos possíveis empresários dos Estados Unidos estão entre 18 e 34 anos de idade e 5.6 milhões de americanos com menos de 34 anos estão ativamente tentando iniciar seus próprios negócios. Kuratko diz que é claro que o empreendedorismo ou ao menos parte dele, pode ser ensinado. Os educadores evoluíram para além do mito de que empresários nascem prontos, e não podem ser feitos. E desta forma, não se questiona mais se o empreendedorismo pode ser ensinado e sim o que, e como deve ser ensinado.
...