Resenha do Artigo Ticiano e Tintoretto
Por: Cirlene Bonifácio • 29/7/2015 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 1.411 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO: “TICIANO X TINTORETTO: A BATALHA DA ARTE”
O artigo confronta a história de dois pintores Ticiano e Tintoretto, dois artistas que moravam em Veneza e disputavam um negócio da arte entre os séculos IX e XII. Ticiano era o melhor pintor de toda nobreza, e era reconhecido por suas obras. Ele tinha um atelier para iniciantes e foi a partir dai que conheceu Tintoretto. Tintoretto era um jovem humilde mais com muitas qualidades, tantas que foi expulso da turma porque Ticiano teve receio que ele tomasse o seu lugar.
Após ser excluído, Tintoretto passou a trabalhar sozinho, exibindo suas obras nas ruas e copiando as características de outros pintores. Atendia seus clientes por encomendas e fazia suas obras de acordo com a capacidade de compra do cliente, agindo desta forma, ele teve uma grande visão, que foi a “A arte da estratégia”, que a partir de uma exclusão, Tintoretto teve uma grande oportunidade no mercado. Ele foi paciente e previdente para esperar o momento certo para tomar cada decisão. Houve dias que ele entregava pinturas mesmo que os clientes não as tivessem encomendado, a fim de criar demanda ou oferecia seus quadros a um preço bem abaixo do cobrado por Ticiano, mantendo os preços de suas obras em um nível acessível a todos. Para conquistar as encomendas principais, em vez de produzir esboços, como seus concorrentes, Tintoretto entregou uma versão já finalizada da pintura.
Deste modo, o artigo apresenta a estratégia inovadora do pintor Tintoretto em entrar no mercado da arte em Veneza. A inovação estratégica ocorre quando Tintoretto identifica falhas nos comportamentos dos seus concorrentes e as cresce em cima disso. Quanto mais inovadora é a estratégia de um entrante no mercado, maior é a probabilidade de que ele obtenha sucesso.
...