Resenha do livro A meta
Por: Vanessa Borges Fernandes • 3/4/2015 • Resenha • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 648 Visualizações
Resumo do livro a meta
O Livro A Meta relata a história de um gerente de uma empresa que estava enfrentando dificuldades na sua administração.
Alex Rogo (o gerente) não conseguia enxergar os problemas de sua empresa, até que recebe uma visita inesperada de Bill Peach (chefe de Alex) cobrando-o um pedido que estava há sete semanas atrasado. Sob pressão de Bill Peach, Alex se encontra na seguinte situação: apresenta melhorias na empresa no período de três meses ou sua empresa será fechada.
Diante dessa situação, o gerente da UniCo busca entender quais são os problemas da empresa, pois a fábrica possuía maquinário de última geração e mão de obra suficiente para cumprir os prazos de entrega dos pedidos, entretanto não era isso que estava ocorrendo na empresa, diversos pedido eram entregues com atrasos.
Além de todo dilema que estava enfrentando na fábrica Alex também passava por dificuldades em seu casamento, pois estava deixando sua vida pessoal em segundo plano e cada vez mais a empresa era prioridade em sua vida.
Após o ultimato feito por Bill à Alex, ele convoca uma reunião para discutir a real situação da empresa. Durante a reunião Alex se recorda de uma conversa que teve com um ex professor da faculdade (Jonah) no aeroporto, durante a conversa, Alex contou a Jonah que estava indo a um congresso de robótica pois sua empresa estava atuando com esse tipo de tecnologia e era uma das melhores, segundo ele. Jonah de imediato se interessa pelo assunto e começa a fazer uma série de perguntas à Alex sobre a produtividade da empresa dentre outras. Durante o interrogatório Jonah questiona a Alex qual era a meta da empresa, entretanto nenhuma das respostas de Alex era a resposta correta em relação a real meta da empresa.
Durante o intervalo da reunião Alex decide sair da empresa e refletir um pouco sobre a sua conversa com Jonah e tentar descobri a resposta para questão que ele havia deixado a Alex “qual era a meta da empresa”, após pensar em diversas hipóteses de qual seria a meta Alex descobre que ela só poderia ser ganhar dinheiro e para isso ele deveria cumprir uma série de coisas que vinha antes da meta. Após descobrir a resposta para pergunta feita por seu antigo professor Alex decide procura-lo novamente para receber novas instruções. Durante a conversa entre os dois, Jonah disse que haviam três medidas que e: ganho que e o índice pelo qual o sistema ganha dinheiro, inventario que e todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender; despesa operacional, que e todo dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar inventario em ganho.
Para discutir sobre as três medidas Alex convoca Lou (chefe da contabilidade), Stacey (administrava o inventario da fábrica) e Bob Donavan (gerente de produção). Após uma longa conversa sobre o assunto Alex chegou à conclusão que eles não estavam administrando a empresa de acordo com a meta. Após a reunião Alex decide que era o momento de se reunir novamente com Jonah para uma nova conversa. Durante a breve conversa entre os dois Jonah explicou sobre flutuações estatísticas e explicou que significava não poder dar números precisos, como a agenda de Jonah era cheia ele não pode prosseguir com a conversa, mas disse a Alex que quando ele aplicasse as combinações das medidas na fábrica ele poderia entrar em contato com Jonah novamente.
Alex e convocado por seu filho para ser responsável pela tropa de escoteiros do qual ele fazia parte e durante todo tempo que passou com a tropa Alex começou a relacionar os problemas ocorrido durante a trilha com os problemas que estavam ocorrendo na empresa, pois Herbie um dos meninos que faziam parte da tropa estava atrasando todo andamento da fila e depois que Alex percebeu isso começou pensar em formas de fazer com que a fila seguisse um ritmo constante e acabou descobrindo que se ele colocasse Herbie na frente e dividisse o peso da mochila dele com os outros garotos a caminhada seguiria mais rápida .
...