TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Dissertação Cientifica - Volpato

Por:   •  5/9/2016  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  3.805 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Santa Catarina

Curso: Administração

Matéria: Metodologia da Pesquisa Bibliográfica

Aluna: Érika Lanza Pinto

Resumo do texto “O método lógico para redação científica” de Gilson Luiz Volpato

O autor, Gilson Luiz Volpato, que trabalha há 30 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, exibe em sua obra a ciência, pesquisa e comunicação como base para a construção de textos coerentes. Há a explicação das partes que compõe um artigo científico, da introdução à conclusão, além dos métodos da pesquisa, resultados e discussão. Descreve, então, como expor as informações em seus devidos lugares para formar um texto argumentativo e que, mostre a legitimidade das ideias do autor.

O texto inicialmente traz como discussão a crescente publicação de artigos científicos, assim como a necessidade de inovação em suas publicações, a fim de afugentar a concorrência e garantir o seu espaço e reconhecimento desejado. Há também a presença de críticas. Dos que tendem a procurar por “macetes”, “receitas” fixas na construção de textos inteligentes e adequados, uma vez que a redação científica resulta da manifestação da lógica, da transmissão de conhecimento próprio do autor, cientista. Além da crítica do papel do Brasil nesse cenário, uma vez que demonstra-se muito atrás de outras nações, devido a falta de incentivo na área, assim como nos futuros cientistas.

O autor evidencia os tipos de pesquisa no método lógico para criação de uma redação científica, sendo três: pesquisa descritiva, de associação sem interferência entre as variáveis e de associação com interferência entre as variáveis. A primeira, pesquisa descritiva, sem uso de hipóteses, caracteriza-se pela análise, observação do caso ou fenômeno escolhido e, então o registro. Já nas pesquisas de associação sem interferência e com interferência entre as variáveis há a utilização de hipóteses. São caracterizadas pelo estudo das relações entre as variáveis, com ou sem intervenção entre elas.

O texto deixa explícito que na construção de uma redação científica deve haver uma história por trás, sendo ela concreta, cativante, estimulante, que desperte a vontade de ler, para assim futuro reconhecimento, além de bem formulada.

Já com o decorrer do texto, é explicado o uso do impessoal ou pessoal ao construir a redação. O uso do impessoal peca ao deixar implícito que determinada afirmação só há uma maneira de se compreender. Cada pessoa segue uma linha de pensamento, logo, uma interpretação diferente. Assim, o uso do pessoal torna-se mais viável em redações científicas.

Logo, por fim no texto, o autor apresenta a estruturação dos artigos científicos, sendo o IMRD (Introdução, Métodos, Resultados e Discussão) a ordem exigida pelas revistas, assim como a explicação detalhada do que fazer uso, ou não, em determinada seção. Além disso, apresenta como fazer uso do título, parte que fará a propaganda da redação, como também o resumo, dividido em estruturado e criativo. O resumo estruturado seria uma versão breve do trabalho, enquanto o resumo criativo daria pequenas provas do artigo, relacionando ao título, além de atrair leitores com uma leitura leve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com