Resenha Revista Cientifica RAP
Por: Martinsfipa • 11/11/2015 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 455 Visualizações
A revista RAP (Revista de Administração Pública) editada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em jan/fev de 2004 número 1 volume 38, tem como público alvo os administradores públicos e demais leitores interessados e está dividida em sete artigos.
O primeiro é intitulado de Reestruturação produtiva do Estado brasileiro na perspectiva do projeto neoliberal, escrito por Reginaldo Souza Santos, Elizabeth Matos Ribeiro, Mônica Matos Ribeiro, Thiago Chagas Silva Santos e Vinicius Mendes da Costa, este artigo aborda questões como a concepção do projeto de reforma do Estado brasileiro, tendo como referência o conservadorismo tático dos governos Figueiredo e Sarney e o aprofundamento desse modelo nos anos 1990. Debate, ainda, as possibilidades futuras para o país, considerando o processo de despatrimonialização social sem precedentes.
O segundo artigo chama-se: Conflito, cooperação e aprendizado nos complexos agroindustriais: o caso do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus (BA), escrito por Camila Carneiro Dias e Elizabeth Loiola, ele descreve o processo de orquestração de interesses, mediação política e aprendizado socialmente construído entre os atore estratégicos do complexo agroindustrial do cacau, ao longo da concepção e da implementação daquele instituto.
O terceiro artigo fala sobre a Iniquidade administrativa do importo predial e territorial urbano no município de Natal, escrito por Djalma Freire Borges e Renierre Mazille Soares de Souza, este foi um estudo das características intrínsecas e extrínsecas do IPTU, a partir da suposição de que os procedimentos e técnicas utilizadas para a cobrança tendem a desfavorecer os imóveis de menor valor de mercado. Os resultados mostram que s procedimentos administrativos são fonte de iniquidade e contribuem para uma injusta distribuição de renda.
No artigo quatro, sobre: Bases normativas do plano plurianual: analise das limitações decorrentes da ausência de lei complementar, escrito por James Giacomoni, o foco central é o marco normativo do plano plurianual, enfatizando os obstáculos decorrentes da ausência de relação desse instrumento de gestão governamental. O artigo recomenda que o PPA seja regulado em lei complementar especifica, não havendo, assim, a obrigatoriedade de tratá-lo juntamente com outros conteúdos, numa única lei complementar geral.
O artigo quinto: Tecnologia da informação no governo federal, escrito por José Rodrigues Filho e Natanael Pereira Gomes, é discutido a gestão de TI no governo como o tópico relevante e como uma questão central de administração e política públicas. São apresentados dados preliminares de uma pesquisa que permitem identificar os principais projetos de TI no país a serem avaliados posteriormente através de metodologias qualitativas, na tentativa de verificar sua relação custo/benefício.
O sexto artigo: Implicações de variáveis organizacionais na adoção de inovações tecnológicas em organizações públicas: estudo de caso de implantação de sistema de informações geográficas e, prefeitura de médio porte, escrito por Adriana Marques Rosseto, Dora Orth e Carlos Ricardo Rosseto, apresenta resultados da implantação de sistemas de informações geográficas na Prefeitura Municipal de Blumenau (SC). Foram considerados os seguintes aspectos: estrutura e cultura organizacional, disponibilidade de recursos físico e/ou financeiros
...